segunda-feira, 26 de março de 2012

São Luís será a capital brasileira da ciência em julho

Estão abertas, até o dia 02 de abril, as inscrições para a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).


No período de 22 a 27 de julho, São Luís será a capital brasileira da ciência. A cidade será a anfitriã da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento integrará as comemorações dos 400 anos do município, reconhecido pela UNESCO como patrimônio da Humanidade.

A expectativa é de que 20 mil pessoais participem, diariamente, do evento. Este ano a reunião tem como tema Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza. A programação científica é composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos.

Também serão realizados diversos eventos paralelos, como a SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico), da ExpoT&C; (mostra de ciência e tecnologia) e da SBPC Cultural (atividades artísticas regionais). O público alvo do evento são cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e demais interessados.

Segundo a professora e pesquisadora, Ester Sá Marques, chefe do Núcleo de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão, revelou que esta é a primeira vez que a comunidade científica debate um tema com um caráter tão plural.

"A ideia é trazer para academia estas pessoas que fazem estes saberes tradicionais para dialogar com outros universos. A escolha desse tema central representa um importante meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento.", enfatizou Ester Sá Marques.

A pesquisadora contou que a reunião da SBPC em São Luís contará ainda com a participação de Israel, que vai trazer um Prêmio Nobel de Química para fazer conferência.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, afirmou que não medirá esforços para proporcionar um evento que atenda aspirações da comunidade científica em 2012. O secretário adjunto de C&T; do Estado do Maranhão, Almir Coelho Sobrinho, colocou o governo do Estado à disposição para fazer as parcerias necessárias para a realização do encontro.

Já o prefeito de São Luís, João Castelo Ribeiro Gonçalves, destacou que colocará a 64ª Reunião Anual da SBPC como um dos eventos mais importantes nas comemorações dos 400 anos da cidade.

Os interessados em participar da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC tem até o dia 2 de abril para inscreverem seus trabalhos científicos. Para isso, basta acessar o site e preencher a ficha de inscrição. Quem tiver interesse em se tornar novo sócio (a) da SBPC, terá um desconto na taxa de inscrição do evento.

www.oimparcial.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário