domingo, 25 de março de 2012

Assembleia Legislativa fará Sessão Solene em homenagem a Fetaema




Os 40 anos de fundação da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema) será tema de uma Sessão Solene no dia 26 de abril. A solicitação foi feita pelo deputado estadual, Bira do Pindaré (PT).
O parlamentar justificou que a Fetaema é a maior e mais significativa entidade representativa dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado do Maranhão. Bira do Pindaré ressaltou que hoje a entidade conta com um quadro social de aproximadamente 450 mil associados (as), representando cerca de 2 milhões e 100 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais maranhenses, entre agricultores familiares, meeiros, posseiros, assalariados e assalariadas rurais.

“A Fetaema está organizada em todo o estado e conta com mais de quatro mil Delegacias Sindicais, 213 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e 9 Pólos Sindicais Regionais: Alto Turí, Baixo Parnaíba, Baixada Maranhense, Baixada Oriental, Cocais, Mearim, Pindaré, Sul do Maranhão e Tocantina. Ela foi fundada em dois de abril de 1972, com a participação de oito dos doze Sindicatos de Trabalhadores Rurais existentes à época”, explicou o deputado.

Segundo o parlamentar a instituição tem participado de todas as mobilizações em defesa da reforma agrária, dos direitos humanos, preservação e conservação do meio ambiente, política de crédito, previdência social, valorização da juventude do campo e das mulheres trabalhadoras rurais, de combate à violência no campo, dentre outras lutas. Isso tanto no plano nacional – a exemplo do Grito da Terra Brasil e Marcha das Margaridas -, quanto no estadual, como o Grito da Terra Maranhão, Dia D Pela Reforma Agrária, Manifestação Contra a Previdência Social, Salão da Reforma Agrária, dentre outros.

http://www.al.ma.gov.br/blog/

Nenhum comentário:

Postar um comentário