domingo, 11 de março de 2012

Oficina "Código Florestal e o Manguezal" em Rio dos Cachorros

Algumas imagens do módulo do programa de educação ambiental  coordenado e  executado pelo Grupo de Estudo Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente – GEDMMA que teve como tema "Código Florestal  e o Manguezal"  realizado na comunidade tradicional do Rio dos Cachorros, núcleo Taim no município de São Luís(MA). Participaram desta etapa jovens de Taim, Rio dos Cachorros e Limoeiro.




A região trabalhada sofre forte influência e impactos de grandes projetos, entre eles, a termeletrica da MPX, as mineradoras de areia, as usinas de asfalto, o porto de Itaqui, os terminais de carga da Vale, o complexo industrial da Alcoa (porto e fábrica), empresas de fertilizantes e cimento, entre outras. Estes empreendimentos geram diversos impactos diretos as comunidades e ao seu modo de vida. A questão ambiental tem forte influência nas atividades de sobrevivência (pesca, coleta, criação de pequenos animais e na agricultura). Nesta perpectiva discutiu-se a proposta do novo código florestal e o aumento destes impactos nestas áreas rurais.


Mineradora de areia no Limoeiro-São Luís/MA


Termelétrica da MPX nas proximidades da Vila Maranhão/Camboa dos Frades-São Luís/MA

Fábrica de cimento da Votorantim próximo ao Rio dos Cachorros-São Luís/MA



Neste fim de semana, além de Rio dos Cachorros foi trabalhado o tema com os jovens em Itauá-Mirim também na zona rural de São Luís.

Manguezais ameaçados pela mudança no código florestal



Texto e fotos: Edmilson Pinheiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário