terça-feira, 13 de março de 2012

Começa workshop internacional sobre manejo do fogo


Brasília (12/03/2012) – Começou hoje e vai até o próximo dia 14 o workshop internacional Manejo do Fogo como Ferramenta para a Prevenção de Incêndios Florestais, realizado pelo Prevfogo, do Ibama, com o objetivo de fomentar a discussão e implementação do manejo do fogo no Brasil como forma de prevenção de incêndios florestais no cerrado. O evento conta com mais de cem inscritos, dentre os quais participantes de Gana, Tanzânia, Malauí, Moçambique, Zâmbia, Quênia e República Democrática do Congo. “A presença internacional é uma forma intercâmbio de informações: recebemos a contribuição da experiência do que já é realizado em países de savana e eles aprendem com o que fazemos”, informou a analista ambiental Mariana Senra, uma das organizadoras do workshop.


A solenidade de abertura contou com a presença do diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Ramiro de Almeida Martins-Costa, o coordenador geral de Proteção Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Paulo Henrique Marostegan, o gerente executivo do Cadastro Nacional de Florestas Públicas do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Humberto Navarro, o representante sênior da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), Hiroaki Endo, e o presidente da Associação Brasiliense de Ex-Bolsistas Brasil/Japão, Ogib Teixeira de Carvalho.

O diretor do Ibama comentou a importância do fogo para a natureza e como podemos utilizá-lo em benefício do meio ambiente. “O Ibama vem fazendo sua parte e busca parceiros como a Jica para traçar políticas públicas para o manejo correto do fogo, e o Japão tem demonstrado ser um grande parceiro neste trabalho de cooperação e capacitação”, disse Ramiro.

O representante da Jica enfatizou a importância da cooperação com o Ibama e disse que o governo do Japão pretende buscar um espaço na agenda mundial na definição de políticas públicas de uso do fogo e combate aos incêndios florestais. “O Brasil tem um vasta experiência neste campo e precisa ser um ponto focal para o mundo”, revelou Endo.

O workshop contará com palestras de pesquisadores e gestores brasileiros e africanos com vasta experiência de manejo do fogo no bioma cerrado e nas savanas. O fogo é um dos fatores determinantes na formação de grande parte das savanas existentes no mundo. Na África, a aplicação de queimadas controladas é uma das ferramentas mais importantes utilizadas na conservação da biodiversidade e na prevenção dos incêndios florestais. No Brasil, predomina a política de exclusão do fogo em todos os ecossistemas.

A utilização criteriosa do manejo do fogo pode auxiliar tanto na diminuição das emissões de CO2, por meio da prevenção de grandes incêndios florestais, quanto na conservação da biodiversidade do cerrado, auxiliando no cumprimento da legislação ambiental brasileira, no Plano Nacional de Mudanças do Clima e nos compromissos internacionais firmados pelo Brasil. Sendo assim, o evento ocorre num momento estratégico para o governo brasileiro, que tem buscado discutir políticas de desenvolvimento sustentável.

Ascom Ibama Foto: Hermínio Lacerda
www.ibama.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário