terça-feira, 13 de março de 2012

GT - Pesca Artesanal: “Socioantropologia marítima e pesqueira no Norte e Nordeste”

Prezados(as)



Apenas para relembrar a todos(as). Segue abaixo informações sobre o GT 22 – “Socioantropologia marítima e pesqueira no Norte e Nordeste”, que integrará a programação do XV Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais e Pré-Alas.  O XV CISO ocorrerá em Teresina, Piauí, de 4 a 7 de setembro de 2012 no Campus da UFPI. Vale frisar que os resumos podem ser enviados até o próximo dia 16 de março. Caso tenham interesse e/ou possam divulgar o GT, agradecemos antecipadamente.



Fraternalmente,



Denize Adrião (FIBRA)

Cristiano Ramalho (UFS)





GT-22: SOCIOANTROPOLOGIA MARÍTIMA E PESQUEIRA NO NORTE E NORDESTE

04 a 07 de setembro de 2012 – Teresina, Piauí - UFPI


Envio de resumos até 16/3/2012



Ementa: Nas últimas décadas, houve um expressivo aumento de estudos acadêmicos sobre o universo da pesca artesanal no Brasil, abordando temáticas diversas e elaborando, para isso, novas teorias e metodologias, seja na área da socioantropologia marítima e pesqueira, seja em outros campos de conhecimento (etnobiologia, geografia, ecologia humana, economia, história, etc.), que alimentaram também o debate da socioantropologia marítima e pesqueira.

Nesse sentido, o objetivo do presente GT é, por um lado, permitir o encontro, debate e discussão sobre as diversas expressões societárias de diálogos humanos com os recursos naturais aquáticos (ribeirinhos, marinhos, estuarinos, lagos, lagoas, açudes, etc.), a partir das plurais formas de apropriações realizadas por pescadores e pescadoras artesanais, ações de resistências populares em defesa de seus territórios e os impactos e processos socioambientais que afetam tal população, como as atividades de lazer e turismo, políticas públicas, expansão de empreendimentos privados (aquicultura) e/ou estatais (portos e hidroelétricas), por exemplo; e, por outro lado, visa também promover e incentivar o diálogo e a interação entre diferentes campos do conhecimento, permitindo, assim, tratar problemas multidimensionais de forma interdisciplinar, embora seja conferindo maior ênfase aos temas ligados à socioantropologia marítima e pesqueira sem negar o acolhimento de pesquisas de outras áreas do saber.

Justificativa: Recentemente, novas categorias científicas e políticas emergiram com vistas a dar conta desses novos contextos de apropriações, conflitos e dinâmicas societárias.  Sendo assim, a nossa proposta centra-se na possibilidade de discutir as implicações das novas categorias, pensando-as em relação às diversas populações pesqueiras tradicionais (litorâneas e ribeirinhas), seus critérios patrimoniais de sustentabilidade, formas múltiplas de trabalho e os impactos sobre seus complexos culturais e processos societários. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário