terça-feira, 15 de maio de 2012

Sítios arqueológicos do Maranhão são estudados por pesquisadores

Pesquisadores buscam vestígios de uma civilização pré-colombiana.


Dezesseis sítios arqueológicos lacustras foram catalogados em Penalva.

Do G1 MA, com informações da TV Mirante

A Baixada Maranhense tem atraído a atenção de
  estudiosos que buscam vestígios de civilizações pré-históricas. Povos que teriam vividos na região, bem antes de população indígenas de que se têm notícias.

E para começar a nossa viagem ao tempo, vamos até o município de Penalva, a 249 quilômetros de São Luís, para acompanhar pesquisadores do Maranhão e do Pará na busca de vestígio de um povo que aprendeu a viver nas regiões alagadas, a forma de construção das casas que deu origem a moradias conhecidas como palafitas, os utensílios utilizados no dia a dia dos habitantes primitivos, assim como pedaços de uma história nunca publicada, mas que até hoje desperta a curiosidade de arqueólogos e pesquisadores de todo o país.

esteios (Foto: Reprodução/TV Mirante)  
Estearias, antigas casas indígenas que habitaram a
região.(Foto: Reprodução/TV Mirante)
 
 
Na região, que fica no norte do estado, já foram catalogados 16 sítios arqueológicos lacustres. Nos municípios de Santa Helena, Pinheiro, São João Batista e Penalva foram encontradas 6 esteiarias - vestígios de aldeias construídas sobre as águas.


Durante as buscas, no Lago Cajari, localizado no município de Penalva, além dos esteios, foram localizados pedaços de cerâmicas e objetos utilizados pelos antigos habitantes da região.

Um trabalho minucioso para resgatar uma história de um povo pré-histórico que está sendo desenvolvido por arqueólogos e geólogos do Centro de Pesquisa da História Natural e Arqueologia do Maranhão, do Museu paraense Emilío Goeldi e da Universidade Federal do Pará.

 http://g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário