terça-feira, 15 de maio de 2012

Festejos do Divino Espírito Santo vão homenagear 400 anos de São Luís

Festividades serão iniciadas nesta quarta (16), em São Luís e Alcântara.
Programação será diversificada até o dia 29 de maio
.
                 
São Luís e Alcântara iniciam, nesta quarta-feira (16), os festejos do Divino Espírito Santo. Com o tema "Quatrocentos Toques para o Rei Menino", em homenagem às comemorações do aniversário de 400 anos da cidade de São Luís, o projeto Divino Maranhão abre as festividades com o levantamento do Mastro do Divino em São Luís - na Casa das Minas, Casa de Nagô e Terreiro do Justino (Vila Embratel) - e em Alcântara, MA.


A programação contará com procissão de caixeiras, exposições, oficinas temáticas e de toques de caixas, produção de comidas e doces típicos da festa, ladainhas, Missas e encontros.


Começam os festejos do Divino Espírito Santo  (Foto: Douglas Júnior/O Estado)
Começam os festejos do Divino Espírito Santo (Foto: Douglas Júnior/O Estado)


Roteiro



Já na quinta-feira (17), a programação começará às 9h com Festa da Ascenção em Penalva (Corrida) e Missa Solene em Alcântara, na Igreja do Carmo com participação da Corte do Império do Divino. Em São Luís, às 18h, haverá Missa na Igreja São Pantaleão, com participação de membros e dos Impérios da Casa das Minas e da Casa de Nagô, com coroação do Divino.

No Domingo da Ascenção, na cidade de Alcântara haverá às 9h, Missa e Cortejo da Corte do Império pelas ruas da cidade em visita às casas dos festeiros (Imperador, Mordomos e Mordomas).
Nos dias 23 e 24, a partir das 8h, a programação terá em São Luís visita dos Impérios na Casa das Minas, Casa de Nagô e Igreja de São Benedito. O último domingo da festa, no Domingo de Pentecostes, às 8h a cidade de Alcântara participa da Missa da Festa na Igreja do Carmo. Em São Luís membros participantes da Casa das Minas assistirão Missa na Igreja de Santana e os da Casa de Nagô na Igreja do Rosário.

Na segunda-feira (28), às 16h, em Alcântara e nas Casas das Minas e de Nagô será o Derrubamento do Mastro e Fechamento da Tribuna, com anúncio dos festeiros do ano de 2013 e, na terça-feira (29), o Carimbó, Ladainha de Encerramento e apresentação de Tambor de Crioula fecham a programação do Divino Maranhão deste ano.

http://g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário