c61 Salinidade do mar indica alteração dos ciclos hidrológicos pelas mudanças climáticas
A salinidade é indicativa de mudanças no ciclo de chuva e evaporação. Foto: sxc.hu

Os níveis de salinidade do mar vêm sendo modificados pelas mudanças climáticas, segundo revelou um estudo australiano, publicada pela revista Science. A pesquisa analisou dados dos oceanos entre 1950 a 2000 e concluiu que as mudanças climáticas têm acelerado o ciclo hidrológico.

A salinidade é indicativa de mudanças no ciclo de chuva e evaporação. Uma das autoras, Susan Wijffels, afirmou que o nosso ciclo hidrológico se intensificou significativamente nos últimos anos e que é possível que o mesmo fenômenos esteja ocorrendo na terra.

“O que isto realmente quer dizer é que a atmosfera pode realmente transportar mais água das áreas que estão secando para as áreas que têm grande ocorrência de chuvas mais rapidamente”, afirmou à agência AFP. Ou seja, cada vez mais, as áreas úmidas ficarão mais úmidas e que as áreas secas ficarão mais secas.

Ela ressalta ainda que a superfície terrestre é composta majoritariamente de oceanos e a maior parte da evaporação que move nosso ciclo hidrológico acontece nos mares.


* Publicado originalmente no site do EcoD.

http://envolverde.com.br/