sexta-feira, 4 de maio de 2012

MA: Todas as praias da ilha de São Luís estão imprórias para banho

 

Todas as praias da Orla de São Luís e São José de Ribamar estão impróprias para o banho. Isso é o que aponta o laudo resultante de um monitoramento realizado esta semana pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA.

O laudo é referente à ação de monitoramento realizada nos dias 01 e 02 de maio, integrando a série de acompanhamento semanal.

Para a análise, foram coletadas amostras nas praias da Ponta d'Areia, São Marcos, Calhau, Olho d'Água, Praia do Meio, Araçagy, no município de São Luís; Panaquatira, Praia da Sede, Boa Viagem e Juçatuba, no município de São José de Ribamar, totalizando 26 pontos de coleta. A análise foi realizada por técnicos do Laboratório de Análises Ambientais e da Superintendência de Planejamento e Monitoramento da SEMA.

Para a avaliação da qualidade da água os técnicos utilizaram um indicador microbiológico (Escherichia Coli), para que fosse possível quantificar bactérias/100 mililitros de água do mar, sendo as amostras de água colhidas em situação de maré vazante e na isóbata de 1m. Para isso, utilizou-se o método de substrato cromogênico definido.

O monitoramento obedece aos padrões fixados na Resolução CONAMA nº 274/00, segundo a qual, as águas das praias serão consideradas PRÓPRIAS, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras, obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, e colhidas no mesmo local, houver no máximo 800 E.coli/100 mL (NMP - Número Mais Provável). As águas das praias serão consideradas IMPRÓPRIAS, quando não atenderem aos critérios anteriores, ou quando o valor obtido na última amostragem for superior a 2000 E.coli/100 mL (NMP).

Os resultados coletados nesta etapa são os seguintes:
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário