terça-feira, 24 de julho de 2012

XII Colóquio Internacional de Direitos Humanos

O que é o Colóquio Internacional de Direitos Humanos?
O Colóquio Internacional de Direitos Humanos é um encontro anual organizado desde 2001, pela Conectas Direitos Humanos, e reúne ativistas, acadêmicos e especialistas de direitos humanos principalmente da América Latina, África e Ásia.
Quando e onde acontecerá o Colóquio em 2012?
Em 2012, o Colóquio acontecerá de 13 a 20 de outubro, em São Paulo – Brasil. Grande parte das atividades será na Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas – FGV, parceira do encontro.
Qual será o tema do Colóquio em 2012?
O XII Colóquio Internacional de Direitos Humanos terá como tema central “Inovação em Direitos Humanos: repensando agendas e estratégias no Sul Global”.
Num mundo em transformação, as organizações do Sul Global se deparam com a ampliação de suas agendas de atuação e a incorporação de novas estratégias.
Às lutas históricas, somam-se novas agendas. Entre elas, duas são particularmente atuais e objeto de debate: a relação entre desenvolvimento econômico e violações de direitos e os limites da atuação da comunidade internacional em situações de crise ou conflitos.
Às formas de ação consolidadas, somam-se novas estratégias. Frente à complexidade dos temas enfrentados, a produção de conhecimento para ação continua sendo um desafio para as organizações do Sul Global e o uso da tecnologia em prol dos direitos humanos, apesar de debatido, ainda é pouco incorporado.
Ao mesmo tempo em que podem revigorar as organizações, a ampliação de agendas e a incorporação de novas estratégias trazem com elas diversos desafios. O objetivo do XII Colóquio é debater coletivamente experiências e boas práticas.
Para isso, o XII Colóquio será estruturado em 4 eixos:
1 Desenvolvimento econômico e violações de direitos, com foco nas violações cometidas por empresas e o impacto de políticas estatais que priorizam o crescimento econômico ao acesso universal a direitos;
2 Limites da atuação da comunidade internacional e do uso da força,especialmente perante situações de conflitos e graves crises de direitos humanos;
3 Conhecimento para ação, debatendo particularmente a autonomia das organizações do Sul Global na produção de conhecimento e formas de compatibilizar urgências da atuação com o tempo da pesquisa;
4 Tecnologia e Direitos Humanos, com ênfase no papel real das novas mídias sociais e outros avanços da revolução digital e seu impacto no trabalho das organizações de direitos humanos.
Em cada um destes eixos, serão debatidas tanto as mudanças que estes novos desafios trazem para a agenda de direitos humanos, quanto quais estratégias as organizações de direitos humanos têm utilizado para lidar com estes desafios em seu dia-a-dia.
Qual a metodologia do XII Colóquio?
O programa de atividades inclui palestras e oficinas com estudos de caso, além de uma sessão dedicada à troca de contatos entre os participantes. Cada dia do Colóquio é dedicado inteiramente a um dos eixos expostos acima. 
Durante as manhãs serão realizados debates, em formato participativo com a moderação de especialistas no tema em discussão, e a participação de palestrantes e participantes, com tradução simultânea para as quatro línguas oficiais do evento (português, inglês, espanhol e francês). Durante as tardes, os participantes trabalharão em oficinas, divididas por temas e línguas e debaterão de maneira aprofundada os temas discutidos pela manhã, com base em estudos de casos. Além disso, haverá um debate aberto ao público, sobre o impacto de megaeventos esportivos (como a Copa do Mundo e as Olimpíadas) em direitos humanos.
Quem pode participar?
Em 2012, o Colóquio reunirá aproximadamente 80 ativistas, especialistas e acadêmicos do Sul Global (sendo cerca de 50 ativistas escolhidos pelo processo seletivo). Serão selecionados participantes que tenham experiência na área de direitos humanos no Sul Global, principalmente da América Latina, África e Ásia, e contato com o tema central do XII Colóquio. Conectas adota políticas de ação afirmativa, por meio de auto declaração do candidato no formulário de inscrição. Os candidatos poderão requerer bolsas parciais ou integrais, que serão concedidas ou não após análise pelo Comitê de Seleção.
Quais as datas-chaves do encontro de 2012?
  • 27 de Junho: início das inscrições
  • 27 de Julho: encerramento das inscrições
  • 13 de Agosto: anúncio dos selecionados
  • Agosto a Setembro: preparativos e leituras prévias
  • 13 a 20 de outubro: encontro em São Paulo – Brasil
Quem são os apoiadores do XII Colóquio?
Os atuais apoiadores do Colóquio são:
  • Open Society Foundations
  • Sigrid Rausing Trust
  • OAK Foundation
  • Ford Foundation
  • Channel Foundation
Esperamos vocês em São Paulo, Brasil!
Para mais informações escreva para coloquio@conectas.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário