terça-feira, 24 de julho de 2012

III Plenária Estadual de Economia Solidaria do Maranhão


CARTA CONVITE

O Fórum Estadual de Economia Solidaria (FEESMA) e a Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidaria (SETRES/MA), vem por meio desta convidá-lo para participar da III Plenária Estadual de Economia Solidaria do Maranhão que acontecerá de 23 a 25 de Julho de 2012, no Centro de Ciências Humanas(CCH)da UFMA, paralelamente a Feira Saberes e Sabores da Economia Solidaria do Maranhão. Estas atividadesacontecerão no âmbito da64º Reunião Anual da SBPC que, este ano, acontecerá em São Luis no Campus Universitário no Bacanga.

A III Plenária Estadual finaliza o processo de preparação no Maranhão daV Plenária Nacional de Economia Solidaria- que ocorrerá em Dezembro de 2012 - e terá como tema "Economia Solidária: o bem viver, a cooperação e a autogestão para um desenvolvimento justo e sustentável". As Plenárias Territoriais do Médio Mearim, Lençóis/Munim, Cerrado Sul, Cerrado Amazônico e a Plenária Metropolitana foram realizadas entre os meses de Maio e Julho - todas preparatóriasa III Plenária Estadual -envolveram algo em torno de 150 pessoas representando grupos produtivos solidários, organizações de apoio e órgãos públicos, que aprofundaram o debate acerca da Economia Solidária como estratégia de desenvolvimento territorial, sustentável, diverso e solidário, como opção de organização popular e luta emancipada dos/as trabalhadores/as associados/as.

Em 2008, a IV Plenária Nacional definiu o Fórum Brasileiro de Economia Solidária(FBES) como “um instrumento do movimento da Economia Solidária, um espaço de articulação e diálogo entre diversos atores e movimentos sociais pela construção da economia solidária” em nosso país. É a partir desta identidade que o FEESMA convoca os/as delegados/as eleitos nas plenárias supracitadas e convidados/as envolvidos diretamente com as ações de economia solidária para construir coletivamente esta III Plenária Estadual. A partir dos acúmulos e proposições das plenárias territoriais e metropolitana e em conformidade com o documento Questões Orientadoras para debate nas plenárias locais e estaduais a discussão na III Plenária Estadual será organizada em três dimensões: 1) Orientação política do movimento;2) Orientação das ações do movimento; 3) Organicidade do movimento.

Informamosas pessoas convidadas que, o documento Orientações Gerais e Indicativos Metodológicosdo processo nacional deplenárias - construído a partir de videoconferência, reuniões preparatórias regionais e nacional – coloca que “poderão participar das Plenárias Locais e Estadual convidadas/os pela Comissão Estadual Organizadora, não tendo voto durante a Plenária”, sendo isto facultado apenas aos que tenham “participado integral e comprovadamente de Plenária Local no estado e ter sido escolhido/a como representante”, ou seja, somente aos delegados/as ou seus suplentes eleitos/as na plenárias preparatórias. Porém, isso não inviabiliza nem desqualifica a participação dos convidados/as; ao contrário, a escolha dos mesmos tem como critério o nível de envolvimento nas ações de economia solidária e a capacidade de fazer proposições que venham a fortalecer o movimento e reafirmar que OUTRA ECONOMIA JÁ ACONTECE!

Pedimos que preencham e enviem o quanto antes a ficha de inscrição colocada no Anexo 1. No mais, visando o bom andamento da Plenária e consecução de seus objetivos, pedimos sua atenção para o colocado no Anexo 2 – Orientações aos/asParticipantes.

Abraços solidários a todos e todas,

São Luis, 13 de Julho de 2012

Comissão Organizadora da III Plenária Estadual de Economia Solidária.

ANEXO 1

ORIENTAÇÕES AOS/AS PARTICIPANTES DA III PLENÁRIA ESTADUAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

1.      A Comissão Organizadorada III Plenária Estadual arcará com as despesas de hospedagem alimentação e transporte/deslocamento dos/as delegados/as e convidados/as da sociedade civil, ou seja, dos grupos produtivos e das entidades de assessoria e apoio.

2.      Por sua vez, os representantes dos poderes públicos(delegados/as ou convidados/as) terão apenashospedagem e alimentação garantidos pelo evento.

3.      Asdespesas de deslocamento dos/as delegados/as e convidados/as da sociedade civil serão cobertas do município de origem a São Luis e seu retorno. A passagem de vinda deverá ser adiantada e será reembolsada no último dia da Plenária. Para isso será necessário a apresentação do bilhete de passagem ou recibo de transporte alternativo devidamente preenchido com CNPJ da Cooperativa ou CPF do proprietário/motorista/cobrador - em ambos os casos, colocados seus nomes completos de forma legível e devidamente assinados (não valem rubricas). A Comissão organizadora só fará o ressarcimento de despesas de deslocamento se os comprovantes apresentados cumprirem com o colocado acima. Não serão aceitos comprovantes sem ser desta forma, portanto conversem com o motorista sobre o isso antes de embarcar.

4.      A hospedagem e alimentaçãode todos os/as delegados/as e convidados/as também ocorrerá por conta da organização do evento. A plenária acontecerá durante dois dias e meio e a hospedagem estará garantida a partir do meio do dia 23 até o meio dia do dia 25 de Julho. A chegada em São Luís deverá acontecer no dia 25(dia início da Plenária)e após a Plenária, os delegados/as e convidados/as que desejem continuar para as atividades da Feira Saberes e Sabores e/ou da SBPC, não terão mais suas despesas de alimentação e hospedagens cobertas pelas comissão organizadora do evento.

5.      Solicitamos aos delegados/as eleitos nas plenárias territoriais e Metropolitana, que nos confirmem a sua disponibilidade para permanecer em toda a programação da III Plenária Estadualque iniciará as 09:00 do dia 23/07 e encerará as 12:00 do dia 25/07, conforme foi acordado no momento da sua eleição nestas plenárias.Caso não tenha mais condições de cumprir com as datas e horários acordados, pedimos que nos avisem imediatamente no momento do recebimento deste convite ou do telefonema da organização para que possamos chamar seu/sua respectivo suplente. É totalmente vedada a substituição por pessoas que não foram eleitas como delegadas ou suplentes.

6.      Como há poucos recursos disponíveis, as seguintes despesas ficarão por conta delegados/as e convidados/as e serão consideradas como contrapartida dos mesmos/asem prol da nossa Economia Solidária:

- O transporte interno de sua localidade de origem até o local que vai pegar o transporte direto para São Luís. No caso de membros do poder público, conforme colocado acima, não haverá qualquer tipo de ressarcimento relacionado a deslocamento.

- Deslocamentos da rodoviária ou outro local de desembarque em São Luis até o local da Plenária ou do hotel em que ficará hospedado (moto taxi, taxi, vans, ônibus ou qualquer outro meio de transporte).

- Despesas com alimentação e água durante a viagem.

- Não serão cobertas despesas de deslocamento e hospedagem de representantes de grupos ou organizações de da Ilha de São Luis (municípios de Raposa, Ribamar, Paço do Lumiar e São Luis).

OBS 1 -Não haverá ressarcimento destas e outras despesas não autorizadas pela ComissãoOrganizadora em nenhuma hipótese.

OBS 2 – Se o transporte do seu município a São Luis for feito de van ou similar, melhor acertar pra desembarcarem direto no local da Plenária ou hotel.

Estaremos à disposição nos seguintes telefones e e-mails, para qualquer esclarecimento:

NOME
E-MAIL
TELEFONE
Carlos Paiva – SETRES
(98) 9145-8656/ 8845-0231
Carlos Pereira – TIJUPÁ
tijupa@gmail.com ou cabp.sl@gmail.com
(98) 8816 7797
Luciene Martins – SRTE/MTE
(98) 3213 1957/ 9934 0370
Luiza  – Grupo de Mulheres Negras Maria Firmina
mariafirminadosreis@hotmail.com
(98) 9605 0820/ 9132 1995
Mariana – SETRES
(98) 9132-4520/ 8177 9131
Mary Alba –Fórum Carajás
alba.figueiredo@yahoo.com.br
(98) 91161066
Regina Dias – AkONI
reginagdias@gmail.com
(98) 8802 8833

Nenhum comentário:

Postar um comentário