segunda-feira, 9 de julho de 2012

Biomas do Maranhão serão debatido na 64ª SBPC

O Estado possui a maior porção de manguezais, bem como a maior quantidade de baías, estuários, penínsulas, ilhas e arquipélagos costeiros


SÃO LUÍS - Com o tema Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza, a capital maranhense recebe, entre os dias 22 a 27 de julho, a 64º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Um dos temas a ser apresentados e debatidos dentro da programação científica é “Os Biomas do Maranhão”, que abrangerá a importância dos Biomas - conjunto de diferentes ecossistemas - que possuem certo nível de homogeneidade.

O Maranhão possui a maior porção de manguezais, bem como a maior quantidade de baías, estuários, penínsulas, ilhas e arquipélagos costeiros, caracterizando a costa maranhense como um dos trechos litorâneos mais intocados, selvagens e preservados do País.

Para a professora Flávia Mochel, do Curso de Oceanografia, da UFMA, “nosso Estado possui quase todos os biomas do Brasil, uma característica única”.

“O Maranhão é um Estado de transição e aqui que se encontram todas as três grande regiões brasileiras com uma quantidade de diversidades. Ele é nordeste, mas também é Amazônia legal”, ressaltou Flávia.
O Estado é considerado berçário, pois diversas espécies depositam seus ovos nesta região, uma vez que a mesma é rica em nutrientes e abrigo para os pequenos animais, que são encontrados principalmente na parte Noroeste do Estado, no qual há uma grande quantidade de rios desembocando no mar.


Saiba +

• Possui o maior litoral do Brasil. Isso mesmo! O maior litoral porque, considerando todos os seus recortes, baías, golfos, reentrâncias e ilhas, pode chegar a mais de 1000 km, portanto, maior que o da Bahia. De um lado, é a Costa Amazônica e, do outro, onde começa a região dos lençois, a costa nordestina ou das dunas.

• Tem o maior número de ilhas do litoral brasileiro, com a formação de muitos arquipélagos fluvio-marítimos e marítimos, a maior parte ainda preservada e desconhecida. A própria capital, São Luís, está numa ilha.

• A maior área de manguezais do Brasil com flora e fauna típicas da Amazônia Costeira e do litoral nordestino, contribuindo para um dos mares mais piscosos, e uma altíssima biodiversidade. Os manguezais maranhenses são exuberantes, altivos e podem chegar a 40 metros de altura.

• Um fenômeno natural único e impressionante: a pororoca do Rio Mearim, na qual a cada ano são realizadas competições de surf.

www.ufma.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário