terça-feira, 17 de julho de 2012

Banco de dados proposta de Carta


São Luís, 17 de julho de 2012.

A Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) visando fortalecer sua missão de disseminar uma nova concepção de direitos humanos está dando continuidade ao processo de alimentação de um banco de dados sobre violência no Maranhão.
Nessa retomada, o banco de dados reunirá informações sobre tortura, homicídio e violência no campo. Os dados coletados, que serão analisados e divulgados, devem subsidiar as ações de enfrentamento da violência no estado por parte da SMDH, mas também de todas as entidades e instituições de proteção aos direitos humanos.
Neste sentido, nos dirigimos às nossas entidades parceiras que apoiam as lutas por reforma agrária – movimento sindical, movimentos sociais, centros de direitos humanos, igrejas, pastorais sociais, associações etc – para solicitar-lhes a sua colaboração, no que diz respeito ao envio de informações sobre violência no campo, nas suas respectivas áreas de abrangência.
Ao longo dos anos vemos o aprofundamento de processos sistemáticos de violações aos direitos de posseiros, quilombolas, indígenas, sem terra por meio do aumento das desigualdades sociais e de diversas formas de violência; da precarização das condições de existência, de trabalho e de alimentação dessas populações tradicionais; da devastação de seus recursos naturais e da perda de seus territórios causados pela implantação de grandes projetos; além de diversas outras formas de violações a exemplo do trabalho escravo.
Considerando o exposto, solicitamos informações (contidas no formulário em www.smdh.org.br ) relativos a casos de violência no campo dos quais tenham conhecimento. Pedimos que as informações sejam repassadas a SMDH, nos telefones (098) 3231 1601 ou 3231 1897 ou pelo email smdh@terra.com.br


Agradecemos desde já a sua contribuição e disponibilidade em colaborar com essa importante ação de denúncia e de luta pelos direitos humanos no Maranhão.

           
José Maria Ribeiro Junior
Presidente Conselho Diretor da SMDH

Nenhum comentário:

Postar um comentário