quinta-feira, 13 de setembro de 2012

II Encontro de Estudos e Pesquisas sobre Questão Agrária tem prazo de envio de trabalhos prorrogado


O envio de trabalhos pode ser feito até o dia 5 de outubro

SÃO LUÍS - No período de 7 a 9 de novembro será realizado, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o II Encontro de Estudos e Pesquisas sobre Questão Agrária e Educação do Campo no Maranhão. O Encontro é uma iniciativa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História, Política, Educação e Cultura do Campo (Nephecc), que é vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da UFMA, Programa de Educação Tutorial em educação do Campo - PET e conta, ainda, com o apoio da Assessoria Especial de Interiorização, do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (Procampo/MA) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). 

Segundo a coordenadora do Encontro e, também, do Pronera, Diana Costa Diniz, a ideia de realizar esse evento vem da necessidade de intensificar os debates sobre a questão agrária no Brasil e ampliar a produção teórica sobre esse campo do conhecimento. O Encontro visa realizar intercâmbio de experiências e criar um diálogo entre universidade e sociedade, por meio de pesquisadores, organizações de trabalhadores e movimentos sociais do campo no desenvolvimento de estudos e pesquisas voltados às políticas públicas. 

“O tema deste segundo encontro é Questão Agrária, Luta de Classes e Políticas Públicas no Campo, que tem por objetivo apresentar um amplo debate sobre a criminalização e judicialização dos movimentos sociais e da questão agrária e a negação de políticas públicas para o campo”, explica Diana Costa. 

Ela enfatizou ainda que a programação do encontro propõe reunir estudantes de licenciaturas nas áreas dos estudos sobre o campo, além de movimentos sociais, para que, após as discussões, possam sintetizar o que foi discutido e disponibilizar os conhecimentos para a sociedade e para o poder público, dando um retorno positivo para os movimentos de luta pela terra. 

O II Encontro de Estudos e Pesquisas sobre Questão Agrária e Educação do Campo no Maranhão é destinado a estudantes de licenciatura em áreas agrárias, pesquisadores, membros de movimentos sociais, além de pessoas interessadas no assunto. As inscrições para participar do evento sem apresentação de trabalho serão realizadas até o dia 8 de novembro. Já as inscrições com trabalhos podem ser feitas até o dia 10 de setembro. O prazo para envio de trabalhos foi prorrogado até o dia 5 outubro. 

Na programação haverá conferências, mesas-redondas, minicursos, apresentação de trabalhos, círculos de produção do conhecimento e apresentação de pôsteres. 

Confira a programação completa do II Encontro de Estudos e Pesquisas sobre Questão Agrária e Educação do Campo no Maranhão e mais informações sobre o evento no blog do encontro. 
http://www.ufma.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário