quarta-feira, 15 de abril de 2015

Matinha: Fórum em Defesa da Baixada Maranhense realiza expedição ao povoado de Itans

O evento reuniu autoridades de diversos órgãos públicos, deputados, prefeitos e representantes da sociedade civil
itans_
Participantes da “Expedição Itans” posam para foto ao final do evento. (Foto: Damasceno Jr.)
O Fórum em Defesa da Baixada Maranhense promoveu um grandioso evento no último sábado, 11, no povoado de Itans, no município de Matinha, distante 230 Km de São Luis.
A chamada “Expedição Itans” foi a primeira de uma série de outras expedições que o Fórum realizará ao longo do ano de 2015.
O objetivo central das expedições é conhecer experiências exitosas na área de produção, trabalho e renda em execução na região da Baixada.
No caso específico de Itans, o Fórum foi conhecer o extraordinário caso de empreendedorismo na cadeia produtiva de piscicultura que é gerenciado pelo Associação de Piscicultores do Povoado de Itans (APPI).
Eliseu Gomes (ao centro, de vermelho) recepciona membros do Fórum da Baixada. (Foto: Damasceno Jr.)
Produção, renda e dignidade
“Cibalena” (com o balde) explica como é o processo de produção. (Foto: Damasceno Jr.)
O projeto de piscicultura se tornou referência no setor e hoje é um se constitui uma das matrizes econômicas fundamentais para o desenvolvimento autossustentável da Baixada Maranhense.
São centenas de produtores que empreendem no povoado de Itans, boa parte deles associados da APPI. São cerca de 1.600 toneladas de peixe/ano, em 400 tanques construídos para desenvolvimento da atividade representando um faturamento médio de R$ 7 milhões.
Para o leitor ter a dimensão da grandeza do empreendimento de piscicultura em Itans, não há mais pessoas beneficiadas com recursos do Bolsa Família no povoado, pois a renda per capita das famílias produtoras há tempos superou a que favorece o benefício do Governo Federal.
Os empreendedores de Itans possuem ótimas residências, picapes e um padrão de vida digno que em nada deixa a desejar a qualquer médio ou grande empresário de outros setores da economia, seja do interior ou da capital maranhense.
Sebrae_Itans
União e solidariedade
Comunidade unida. (Foto: Damasceno Jr.)
Vários são os fatores que concorrem para o sucesso do projeto de piscicultura de Itans, que vão desde o tino empreendedor dos produtores, passando pela assistência técnica qualificada de instituições como Sebrae, Senar, Aged etc, e, claro, financiamento público principalmente do Banco do Brasil, que de 2006 até 2015 já investiu quase 20 milhões de reais no empreendimento.
Mas tudo isso, ainda que importante, não seria possível tamanho sucesso não houvessem ingredientes como união e solidariedade.
Há no âmbito da Associação de Piscicultores do Povoado de Itans fortes laços humanitários e cooperativos.
Tanto que quando a produção de um dos associados não sai, por alguma razão, como planejado, de imediato os demais associados ajudam para que o rendimentos do colega não seja prejudicado. É uma verdadeira lição de associativismo e cooperativismo o que ocorre no povoado de Itans, um excepcional exemplo de economia solidária.
Sabedoria popular
Outro aspecto que chama atenção polo de produção da cadeia de produção no povoado de Ians é a sabedoria dos empreendedores locais.
Uma saudável harmonia entre a sabedoria popular e o conhecimento científico, a capacidade do produtores de absorver informações, dados, termos e conceitos sofisticados do ponto de cista técnico. Não por acaso que vai pessoas de vários cantos do estado e do país em busca de ensinamentos dos associados de APPI.
Gente simples como o senhora Maria Gomes, matriarca do povoado, que viu nascer a piscicultura no povoado; os senhores Eliseu Gomes, presidente da APPI e Carlos Pinheiro Gomes, o “Cibalena”, enfim, pessoas trabalhadoras e extremamente inteligentes. Símbolos pessoais desse maravilhoso mundo novo e empreendedor chamado Itans.
“Mais IDH” e a fábrica de gelo
Neto Evangelista: secretário da Sedes fez anúncio da fábrica de gelo para Itans.
Neto Evangelista: secretário da Sedes fez anúncio da fábrica de gelo para Itans. (Foto: Damasceno Jr.)
Experiência como essa desenvolvida em Itans pode e deve ser fomentadas em outras regiões do estado levando em conta cada realidade local e cada vocação econômica do município ou região.
O governo Flávio está executando os programas “Mais IDH” e “Mais Bolsa Família”, isto é, iniciativas no campo assistencial que são importantes mas que não liberta o povo da pobreza.
A liberdade dos grilhões da miséria e a dignidade na vida das pessoas vêm através da produção e da renda, daí que faz-se necessário o Governo do Estado inserir políticas públicas empreendedora no “Mais IDH”, para além de consultas, emissão de Carteira de Identidade, CPF, Certidão de Nascimento etc.
Um passo nesse sentido, ou seja, do governo atuar mais diretamente na produção e renda, foi dado durante a realização da Expedição de Itans no momento em que Neto Evangelista, secretário de Estado de Desenvolvimento Social, anunciou a construção de uma fábrica de gelo no povoado a ser dirigida pela APPI.
Essa fábrica é uma demanda antiga dos produtores e contou com o apoio decisivo do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense.
Apoio parlamentar e pavimentação de estrada
Dep, Wellington do Curso esteve presente em Itans,
Dep, Wellington do Curso esteve presente em Itans,
Além do fábrica de gelo, uma outra conquista dos produtores foi a compromisso de três parlamentares com a pavimentação da estrada que liga o povoado de Itans à sede do município de Matinha.
Os deputados estaduais José Inácio (PT), Wellington do Curso (PPS) e Júnior Verde (PRB) garantiram que irão pressionar o governador Flávio Dino para que seja anunciada o quanto antes a ordem de serviço para construção dessa importante obra para a toda a região, já que é por ela que o escoamento da produção de peixe acontece.
Os três parlamentares comprometeram-se ainda com alocação de recursos através de emenda parlamentar para o fortalecimento da APPI.
Os deputados Júnior Verde e Zé Inácio também prestigiaram o evento em Inatsn
Os deputados Júnior Verde e Zé Inácio também prestigiaram o evento em Itans e vão atuar em conjunto pela região. (Foto: Damasceno Jr.)
O papel do Fórum
Flávio Braga: Coordenador do Fórum.
Flávio Braga: Coordenador do Fórum. (Foto: Damasceno Jr.)
A “Expedição Itans” foi mais uma grande promoção do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, cujos resultados merecem reconhecimento de todos aqueles que ajudam no debate e nas ações concretas em prol do povo baixadeiro.
O coordenador do Fórum, Flávio Braga, está animado com as conquistas obtidas até aqui em consequência da atuação firme e séria da entidade, e destacou o papel dela como instrumento do sociedade civil e o poder público.
“A escolha do povoado de Itans para iniciarmos a expedição do Fórum não foi por acaso, pois o trabalho realizado pela Associação de Piscicultores do Povoado de Itans é um dos nossos grandes e belos exemplos de que é possível produzir explorando as potencialidades naturais da região da Baixada, a partir da correta capacitação e com foco no desenvolvimento e na geração de renda. O Fórum continuará sendo esse instrumento de articulação e interlocução entre a sociedade civil e o poder público na busca de políticas públicas que melhore a qualidade de vida do povo da Baixada Maranhense, e, por conseguinte, do Maranhão como um todo”, disse.
A próxima expedição a ser promovida pelo Fórum em Defesa da Baixada Maranhense será ao município de Anajutiba, ainda neste mês de abril.
Foto tirada às margens dos campos de Itans (Matinha). (Foto: Damasceno Jr.)
Fiquem com a reportagem da jornalista baixadeira, Elinalva Cardoso, da TV Guará, veículo que esteve presente na Expedição Itans. Confira:
PS: Aguardem mais fotos da “Expedição Itans”.

http://robertlobato.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário