terça-feira, 21 de abril de 2015

Cooperativa inicia trabalhos de ATER para Pescadores no Litoral Norte Maranhense




A COOSPAT (Cooperativa de Serviços, Pesquisas e Assessoria Técnica) inicia amanhã Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para pescadores dos municípios de Cururupu e Serrano, no Território da Cidadania Baixada Ocidental Maranhense no âmbito do Contrato nº 165/2014 firmado com o Ministério de Desenvolvimento Agrário. A entidade vai assessorar 1.500 famílias de pescadore(a)s, atuando com 15 profissionais de diversas áreas de conhecimento.


A área do projeto é considerada Área Prioritária para a Conservação, Utilização Sustentável e Repartição, por abrangi uma variedade de ecossistemas flúvio-marinhos, como ilhas, igarapés, praias, estuários, manguezais, dunas e lagoas, os ecossistemas dessa região servem de berçário e abrigo para várias espécies de peixes, crustáceos e moluscos, aves, especialmente as migratórias, que buscam descanso, alimentação e local para reprodução.






É uma zona úmida de importância Internacional, tendo recebido título de Sítio Ramsar e de Rede Hemisférica de Reservas de Aves Limícolas.



A atuação do projeto dar-se-á em duas unidades de conservação: A Área de Proteção Ambiental (APA) das Reentrâncias Maranhenses, criada em 1991, por meio do Decreto nº 11.901/1991, gerida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e a Reserva Extrativista Marinha de Cururupu, criada pelo Decreto SN de 02 de junho de 2004; tem área 186.053,87 hectares. É uma unidade de conservação federal de uso sustentável, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, é a maior RESEX marinha do país. Residem aproximadamente quatro mil pessoas, nas comunidades de: Caçacueira, Mangunça, São Lucas, Peru, Guajeritiua, Valha-me Deus, Porto Alegre, Bate Vento, Lençóis, Porto do Meio, Mirinzal, Retiro e Iguará, tendo a pesca artesanal como principal atividade econômica.


Fotos: Divulgação/Internet
Por: Coospat

http://reentrancias-ma.blogspot.com/





Nenhum comentário:

Postar um comentário