quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Reunião preparatória do PAN Manguezal


CNPT reúne representantes de povos e comunidades tradicionais das regiões Sudeste e Sul em reunião preparatória do PAN Manguezal

Dando continuidade às atividades do PAN Manguezal (Plano de Ação Nacional de Espécies Ameaçadas e de Importância Socioeconômica do Ecossistema Manguezal), o CNPT realizou reunião preparatória envolvendo representantes de povos e comunidades tradicionais das regiões Sudeste e Sul, uma inovação na metodologia de construção dos Planos de Ação Nacionais. “Além de termos atingidos todos os objetivos propostos, pudemos aplicar a metodologia construída pela equipe do CNPT e aprimorá-la para as próximas reuniões preparatórias que irão ocorrer ainda este ano”, destacou Carolina Alvite, analista ambiental do CNPT e ponto focal do PAN Manguezal.

O evento ocorreu em Florianópolis/SC, entre os dias 9 a 11 de outubro, e reuniu cerca de 30 representantes de comunidades das áreas estratégicas do PAN Manguezal dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. A logística da reunião foi organizada pela Base do CNPT/SC e contou com o apoio de gestores de UCs e analistas ambientais do ICMBio da região (ESEC Carijós/SC, APA Guapimirim/RJ, APA Cananéia-Iguape/SP, APA Guaraqueçaba e PARNA Sant-Hilaire Lange/PR). A equipe do CNPT/Sede e da Base de Santa Catarina, formada pelos analistas ambientais Bruno Gueiros, Marcelo Vidal, Carolina Alvite, Iara Vasco e a Coordenadora do CNPT Katia Barros, foram responsáveis pela elaboração e ajustes da metodologia, bem como da facilitação da reunião.

Ao longo de três dias de trabalho, os participantes tiveram como principal desafio priorizar as espécies de importância socioeconômica que serão alvo do PAN para a região. O grupo partiu de uma lista preliminar de 63 espécies, definidas durante a Oficina de Balizamento realizada em maio de 2012. Após a análise de cada espécie e o preenchimento da matriz de priorização, foram selecionados 13 alvos de importância socioeconômica, sendo eles: camarões (branco, sete-barbas e rosa), tainhas, siris, robalos, corvina, garoupa, linguados, arbóreas do mangue, pescadas, goiamum, manjubas, ostras e berbigão.

O grupo também identificou as principais ameaças às espécies e ao ecossistema manguezal nos mapas das áreas estratégicas do PAN, bem como selecionou os representantes de povos e comunidades tradicionais que irão participar das Oficinas Regionais de Planejamento do PAN Manguezal em 2013.

O encerramento do evento contou com a participação do Coordenador Regional da CR-9, Daniel Penteado, que reforçou a importância da construção participativa do PAN Manguezal e do fortalecimento da Base do CNPT em Santa Catarina, como ponto de articulação das ações relacionadas aos povos e comunidades tradicionais na região.

Katia Barros, coordenadora do CNPT, avaliou positivamente a reunião, reforçando a importância da inclusão dos saberes ancestrais e tradicionais no planejamento de ações para a preservação do ecossistema manguezal.



Participantes da Reunião Preparatória com Povos e Comunidades Tradicionais do PAN Manguezal - regiões Sudeste e Sul.

Enviado por: Katia Regina Aroucha Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário