terça-feira, 2 de outubro de 2012

Conselheira comenta sobre falta de quórum no Consema




Quando pensamos na gestão do meio ambiente, estamos desejando participação de todos, principalmente de forma coletiva na gestão do uso  dos recursos naturais e nas decisões que afetam a qualidade do meio ambiente.


O CONSEMA necessita tomar decisões que interferem na melhoria da qualidade de vida dos maranhenses, pois todos os dias temos denúncias e informações de desmatamento ilegal, uso e ocupação do solo de forma irregular, esgoto a céu aberto, perda dos manguezais, tráfico de animais silvestres, poluição, queimadas, lixões, destruição das nascentes, empreendimentos potencialmente poluidores que colocam em risco a integridade de nosso sistema e intervém na qualidade de vida da população, com a falta de quorum  rotineiras no Conselho Estadual do Meio Ambiente estas decisões  são quase impossivel de acontecer.


Se puderem tirar a venda que cobre os olhos, estas agressões ocorrem no percurso diário de casa para o trabalho. “É preciso parar com o jogo de empurra”, há muitos problemas ambientais cuja solução exige a participação de todos os segmentos que compõem o CONSEMA.


Convém dizer que todos se complementam, devem trabalhar em ações compartilhadas em busca de caminhos que contribua para o processo ambiental participativo para um maranhão de todos. Sobretudo com o principio da proteção e defesa do meio ambiente que deve ser visualizada na perspectiva de sustentabilidade buscando alcançar o meio ambiente sustentável  como principio da justiça social.


CLAUDIA CUTRIM - Conselheira Estadual do Meio Ambiente/ CONSEMA- Ong Ilha Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário