segunda-feira, 15 de novembro de 2010

São Luís(MA): Comunidades denunciam fechamento de estrada e ameaças de morte no interior da Ilha

Foto: Fórum Carajás

A Interdição de uma estrada de acesso aos portos de Arraias, Londres, Gama e Capoeira na zona rural de São Luís tem deixado várias comunidades entre elas, a comunidade de Vila Maranhão com mais de dez mil moradores, onde grande parte destas pessoas utiliza no dia-dia para a pesca, mariscagem, extrativismo e roças nas proximidades da estrada sem poder desenvolver suas atividades de produção e sobrevivência.


A interdição da estrada foi feita por um homem conhecido como Fenelon que se declara proprietário das terras mesmo sem apresentar qualquer documento que comprove sua afirmação. Ele ainda atua no ramo de extração de areia na região colaborando para a degradação de vários brejos e os manguezais na região.


Um grupo de pessoas prejudicadas pela interdição relatam ainda a destruição de plantações, ameaças de mortes e pressão psicológicas sobre vários moradores das circunvizinhanças.


As Comunidades declaram que este conflito poderá levar ainda a maiores violências e já denunciaram ao Ministério Público Estadual no ultimo dia 08 de novembro. Estas denuncias ainda foram relatadas durante a mesa sobre a criminalização dos movimentos sociais realizada pelo Fórum Carajás no ultimo dia 12.


Localização:


O acesso a esta estrada é pela Vila Maranhão, no Km 10 na BR 135 no trecho Itaqui-Pedrinhas ao lado do cemitério. Esta área compõe o mapa da futura Reserva Extrativista do Tauá-Mirim.

Por: CAPPAM
www.forumcarajas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário