terça-feira, 14 de agosto de 2012

Maranhão lidera ranking de focos de queimadas no país


Números fazem parte de levantamento feito pelo Inpe.
Só nas últimas 48 horas, instituto detectou 392 pontos de queimadas.

Do G1 MA
 
 Altas temperaturas aumentam número de incêndios em 
Imperatriz (Foto: Reprodução/TV Mirante)  
Altas temperaturas aumentam número de incên-
dios em Imperatriz (Foto: Reprodução/TV Mirante)
 
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Maranhão lidera o ranking estadual de focos de queimadas no país. Segundo o instituto, entre janeiro e os 12 primeiros dias de agosto, foram registrados 8.446 focos de queimadas em território maranhense, 1.138 focos a mais que em Mato Grosso, estado que aparece em segundo na lista do instituto.

As imagens captadas pelo satélite utilizado pelo Inpe revelaram que 13 mil focos de queimada foram detectados no país este ano. Logo após Maranhão e Mato Grosso, Tocantins é o Estado com maior número de focos de queimadas, 4.595, seguido por Piauí (4.503) e Bahia (3.488).

Em outubro o Inpe registrou 3.179 focos de incêndio no Maranhão, sendo 392 somente nas últimas 48 horas.

Em relação ao ranking municipal, duas cidades maranhenses aparecem com números alarmantes. Grajaú, na região central, é a segunda cidade com mais focos de incêndio, com 396 ocorrências. Logo depois aparece Mirador, na região leste, com 286 queimadas nos 12 primeiros dias de agosto.

A cidade com maior número de focos de queimadas é Corumbá, no Mato Grosso do Sul. No início do mês, o município sul-mato-grossense já contabiliza, sozinho, mais de mil ocorrências, respondendo por 91% das queimadas no estado.

http://g1.globo.com/ma

Nenhum comentário:

Postar um comentário