sexta-feira, 15 de junho de 2012

Via Campesina se mobiliza no Rio de Janeiro contra o capitalismo verde


 

Para dizer não à mercantilização da natureza e da vida, a Via Campesina Internacional mobilizará cerca de 3 mil delegadas e delegados de todo o mundo a partir de 17 de junho na Cúpula dos Povos por Justiça Social e Ambiental e em Defesa dos Bens Comuns, que acontece entre 15 e 23 de junho no Rio de Janeiro – em paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

A Cúpula é um espaço de discussão, debate e construção de propostas da sociedade civil, movimentos sociais, organizações e coletivos, que a Via Campesina fortalece e constroi para denunciar as falsas soluções do falido modelo econômico agora disfarçado de verde e para dizer que a agricultura camponesa é a verdadeira solução para a crise climática e ambiental.

A delegação da Via Campesina participará de várias plenárias e da mobilização global que acontece em 20 de junho, com concentração na esquina da Av. Rio Branco com a Av. Presidente Vargas, na capital fluminense.

O espaço político mais importante da Cúpula dos Povos será a Assembleia Permanente dos Povos, que se organizará em torno de três eixos: a denúncia das causas estruturais e das novas formas de reprodução do capital; as soluções e os novos paradigmas dos povos; e as agendas, campanhas e mobilizações que articularão os processos de luta anticapitalista depois da Rio+20.

A Via Campesina é um movimento internacional que congrega cerca de 200 milhões de camponeseses, pequenos e médios produtores, sem-terra, indígenas e trabalhadores rurais de todo o mundo. Defende a agricultura sustentável em pequena escala como forma de promover a justiça social e a dignidade. A entidade reúne 150 organizações em 70 países da África, Ásia, Europa e América.

CONTATOS PARA IMPRENSA:
Luiz Felipe Albuquerque – (21) 6951-0341
Maria Mello – (61) 8239 5569
AGENDA:
 
17 – Manhã e Tarde: Plenárias de convergência pré-assembleia: Direitos e Justiça; Bens Comuns; Soberanía Alimentar; Extrativismo; Outros Paradigmas
18 – Jornada Mobilização Mulheres
18 – Jornada de Mobilização contra as corporações
Manhã: Atividades Auto gestionadas de Articulação – Mobilizações
Tarde: Plenárias de convergência pre-assembleia
19 – Tarde: Assembleia dos Povos – Causas Estruturais e Falsas Soluções
20 – Mobilização Global: Cúpula dos Povos por Justiça Social e Ambiental contra a Mercantilização da Vida em Defesa dos Bens Comuns (concentração Av. Rio Branco com a Av. Presidente Vargas)
- Visita Vila Autódromo
- Caminhada no centro da cidade

21 – JORNADA DE MOBILIZAÇÃO DA VIA CAMPESINA
21 – Tarde: Assembleia dos Povos – Nossas soluções
22 – Manhã: Assembleia dos Povos – Agendas de luta e campanhas
22 – Tarde: Ato cultural de encerramento
23 – Avaliação
-
http://www.cloc-viacampesina.net



http://racismoambiental.net.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário