sábado, 16 de junho de 2012

Eleita nova diretoria da Fetaema

Com 74% dos votos válidos, foi eleita na ultima sexta feira (08), no 7º Congresso Estadual dos Trabalhadores (as) Rurais do Maranhão, a nova diretoria da Fetaema, gestão 2012 - 2016.


A chapa 1 ( Força da Unidade), tem na sua executiva, Francisco de Jesus Silva (presidente), Ângela Maria de Sousa Silva (sec. Geral), José Chateo Brian Costa Rêgo(sec. de Administração e Finanças), Maria Lúcia Vieira dos Santos (sec. de Política Agrária), Joaquim Alves de Sousa (sec. de Política Agrícola e Meio Ambiente), Francisco Ivaí da Silva Santos (sec. de Formação e Organização Sindical), Rosmarí Malheiros (sec. de Políticas Sociais, Terceira Idade e Idosos), Ana Maria de Oliveira Freitas (sec. de Assalariados(as) Rurais), Bertolina Célia Ferraz Martins (sec. de Mulheres) e Simone Sousa de Almeida (sec. de Juventude Rural). No Conselho Fiscal estão Francisco Sales de Oliveira, Graciete Ferreira da Silva e Maria Aneci Martins de Abreu .



Os suplentes da chapa 1 (Força da Unidade), são: Inaldo Nascimento da Silva (presidente), Cladielma Mafra Reis (sec. Geral), Edson Francisco dos Barbosa (sec. de Administração e Finanças), Everaldo Fortes Diniz (sec. de Política Agrária), Cosmo Rodrigues de Araújo (sec. de Política Agrícola e Meio Ambiente), José Artério Rocha Tabosa (sec. de Formação e Organização Sindical), Narlene Belfor Damas (sec. de Políticas Sociais, Terceira Idade e Idosos, Sônia Maria Vieira da Silva Miranda (sec. de Assalariados(as) Rurais, Maria Gonçala Pereira (sec. de Mulheres) e Joselma Sousa Silva (sec. de Juventude Rural). No Conselho Fiscal estão Fredson dos Santos Dias, Elizabeth Muniz Lima e Raimundo Nonato Ferreira de Sousa.



Pronunciamento Chico Miguel

Após a eleição da chapa 1, Chico Miguel, destacou a necessidade da Fetaema avançar ainda mais na conquista de políticas públicas para as Mulheres, homens, crianças, idosos e jovens do campo no Maranhão. Aproveitou a ocasião para agradecer em nome do atual presidente da Fetaema, Chico Sales, a todos e todas que direta e indiretamente contribuíram para a vitória da Chapa 1 ( Força da Unidade).



Emocionado, Francisco Sales de Oliveira, lembrou um pouco da sua trajetória dentro do Movimento Sindical dos Trabalhadores (as) Rurais, destacando além das conquistas ao longo dos 40 anos da Fetaema, os desafios que o MSTTR tem pela frente, principalmente na consolidação do PADRSS – Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.



7º Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Maranhão


Além do processo eleitoral, o 7º Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado do Maranhão que teve como tema “Fetaema 40 anos - Conquista e Desafios", contou ainda no dia (05), com a apresentação do video documentário que contou a história dos 40 anos de fundação da Fetaema, composição da mesa, com o presidente da CONTAG Alberto Broch, os presidentes das FETAG´s do Ceará e Piauí, entre outros convidados(as). “A Fetaema, tem sido uma importante parceira da nossa Confederação, tanto com a presença de representantes do Maranhão na direção executiva da Fetaema, como o próprio Chico Sales, Ângela Maria, mais também com a grande quantidade de companheiros (as) deste estado, que sempre estão presentes nas grandes ações de massa do MSTTR (Grito da Terra Brasil, Marcha das Margaridas, Festival Nacional da Juventude Rural, etc.) Por isso, nós temos é que parabenizar esta importante Federação por tudo que ela vem fazendo na busca para conquistar e consolidar as nossas bandeiras de lutas do MSTTR”, destacou o presidente da Contag, Alberto Broch.



Após aprovação do Regimento Interno, o primeiro dia (05) do evento, teve uma análise de Conjuntura com o Advogado da Fetaema, Antônio Pedrosa e o economista Valmir Gongora, do DIEESE.



No segundo dia (06), a programação começou com uma mesa redonda com o tema: Agricultura Familiar, coordenada pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, seguida por outra mesa Redonda: Reforma Agrária - que teve a frente o superintendente do INCRA no Maranhão, José Inácio Sodré.



Começou na tarde do dia (06) e foi até a manhã do dia (07), as Comissões Temáticas (Política Agrária, Política Agrícola e Meio Ambiente, Políticas Sociais, Assalariados e Assalariadas Rurais, Formação e Organização Sindical, Finanças, Administração e Comunicação Sindical e Políticas de Gênero e Juventude Rural).



Na quinta-feira(07), penúltimo dia do Congresso, foram aprovadas as propostas do 7º Congresso Estadual dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais.



Cultura!

Ao longo dos três dias do evento, os congressistas apreciaram uma exposição fotográfica da trajetória da Fetaema nos seus 40 anos.



Como espaço de lazer e diversão, as noites culturais, trouxeram uma vasta programação, com direito ao Cacuriá da Dona Teté, Tambor de Crioula do Laborarte, Banda Fascinação, radiola FM Golden Black, cantores da terra e ainda concursos de forró, piadas, entre outras atividades.



GALERIA DE FOTOS DO 7º CONGRESSO DA FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DO ESTADO DO MARANHÃO
 
Por Barack Fernandes
http://www.fetaema.org.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário