terça-feira, 5 de junho de 2012

Estão abertas as inscrições para o VII Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros

A sétima edição do Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) está com inscrições abertas para a modalidade ouvinte, até o dia 15 de julho. O evento será realizado de 16 a 20 de julho em Florianópolis e tem como tema “Os desafios da Luta Antirracista no século XXI”.

O congresso contará com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais que discutirão sobre os processos de produção e difusão de conhecimentos ligados às lutas históricas empreendidas pelas populações negras nas mais diversas esferas institucionais e áreas do conhecimento.

A programação contemplará quatro conferências, 15 simpósios temáticos, 25 mesas redondas, 300 trabalhos de comunicações livres, 46 pôsteres de iniciação científica, além de 19 minicursos e oficinas.

Entre as atrações estão conferencistas como Kabengele Munanga, da Universidade de São Paulo (USP), Elika M’Bokolo, da República Democrática do Congo, e Shirley Campbell Barr, da Costa Rica.

O evento contará ainda com exposições de artes plásticas e visuais, festa temática, feira com exposição de livros e venda de produtos afros, performances de dança, música, teatro, capoeira e maracatu, entre outras.

O vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e presidente do VII Congresso, professor Paulino de Jesus Francisco Cardoso, assegura que o evento deverá reunir cerca de mil participantes durante os cinco dias de atividades.

“O objetivo geral do congresso é reunir pesquisadores e pesquisadoras para discutir, apresentar, ampliar e avaliar as ações e estratégias de combate ao racismo, às políticas públicas direcionadas à população negra brasileira e as produções científico-acadêmicas elaboradas nas últimas décadas”, afirma o presidente do congresso.

Para mais informações sobre as inscrições e a programação do VII Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) acesse o site: www.abpn.org.br/copene.

http://www.palmares.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário