terça-feira, 2 de agosto de 2011

Fundação Palmares será instalada no Maranhão até o fim do ano

A Fundação Cultural Palmares, órgão ligado ao Ministério da Cultura, pretende instalar uma representação no estado do Maranhão. O objetivo foi discutido na manhã desta terça-feira (2), em reunião entre a secretária de Igualdade Racial, Claudett Ribeiro, o presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira de Araújo e Amarildo Baesso, coordenador geral de Gestão Interna do Palmares.




Segundo Eloi Ferreira, a comunidade quilombola no estado é uma das maiores do país e é importante a instalação do Palmares para efetivar políticas públicas voltadas aos negros. “O Maranhão possui mais de 400 comunidades quilombolas certificadas. Nós pretendemos estabelecer diálogo com a comunidade quilombola, por meio da parceria entre o governo federal e estadual”.


Os estados de Alagoas, Bahia e Rio de Janeiro são os únicos em todo o país que possuem representantes da fundação e a vinda do Palmares ao Maranhão vem para dar uma atenção especial ao estado, rico em cultura e população afro descendentes. “A comunidade do Maranhão reivindica há algum tempo a instalação de uma representação da fundação no estado”. A previsão é que até o fim do ano a Fundação Palmares esteja efetivamente presente no estado.


Duas diretrizes foram traçadas para nortear as ações da Fundação Palmares, são elas: a erradicação da miséria e do analfabetismo, propostas empreendidas pelo governo Dilma Rousseff.


Para Claudett Ribeiro, a reunião é importante para apresentar as ações da Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial e para fortalecer a parceria entre os governos federal e estadual. “O Maranhão ter um parceiro como a fundação Palmares nas ações voltadas às políticas públicas de igualdade racial, nós dá a certeza de alterar a qualidade de vida dos negros no estado”, afirmou.


Ainda durante o encontro, Claudett apresentou uma síntese das ações desenvolvidas pela Seir no primeiro semestre deste ano. A secretária entregou ao presidente da Palmares uma proposta para a formalização de um Acordo de Cooperação Técnica visando ações integradas. “Esperamos apoio para a regularização fundiária das comunidades quilombolas, além de recursos para outras atividades”, revelou.


Palmares


A Fundação Cultural Palmares é uma instituição pública vinculada ao Ministério da Cultura que tem a finalidade de promover e preservar a cultura afro-brasileira. Preocupada com a igualdade racial e com a valorização das manifestações de matriz africana, a Palmares formula e implanta políticas públicas que potencializam a participação da população negra brasileira nos processos de desenvolvimento do País.
 
http://www.jornalpequeno.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário