segunda-feira, 16 de março de 2015

Bequimão participa da II reunião do Fórum da Baixada Maranhense



O Prefeito Zé Martins esteve presente a II reunião do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense realizada no ultimo sábado (14/03), no auditório da TV Assembleia em São Luís (MA). Entre a pauta da reunião estava às questões de desenvolvimento humano e a qualidade de vida da população dos municípios da Baixada Maranhense.

Prefeito Zé Martins durante reunião do Fórum da Baixada Maranhense


Zé Martins ratificou os objetivos do Fórum no estabelecimento de um canal de interlocução com as diversas esferas do Poder Público para discussão e reivindicação das necessidades históricas da nossa microrregião, e consequentemente do município de Bequimão (MA). “Vamos unir forças para que nossas demandas sejam respeitadas e realizadas”, frisou o prefeito.


 a plenária 

A Baixada Maranhense

Microrregião de 20 mil quilômetros quadrados, composta por 21 municípios e habitada por mais de 500.000 habitantes. Na estação chuvosa, a Baixada se transforma em uma imensa planície alagada, que forma o majestoso “Pantanal Maranhense”, com toda a sua diversidade de fauna e de flora que ornamentam os seus campos naturais. É um santuário ecológico de rara beleza onde a paisagem muda de acordo com a época do ano. É uma região vocacionada ao ecoturismo sustentável.


O Fórum

A finalidade de articular a criação do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense, como entidade da sociedade civil organizada, cujo objetivo é estabelecer um canal de interlocução com as diversas esferas do Poder Público para discussão das necessidades pertinentes à microrregião, como a construção de barragens, o projeto diques da Baixada e a construção da ponte Bequimão-Central do Maranhão. 

O coordenador do Fórum, Fábio Braga, afirmou “Nós temos uma região de riqueza natural ímpar, mas continuamos isolados de programas que possam potencializar esta riqueza e transforma-la em renda para os baixadeiros”. Na concepção do Fórum obstáculos como o da infraestrutura devem ser superados com comprometimento dos gestores com a microrregião.

Na oportunidade foi lançada cartilha sobre a Baixada Maranhense

Investimentos e Projetos


Como resposta as demandas do Fórum, durante a reunião foi confirmada autorização pelo governador para a construção de cinco barragens na região, entre elas, a barragem de Maria Rita, beneficiando as cidades de Bequimão, Peri-Mirim, Palmeirândia e São Bento. Além, da assinatura da ordem de serviço para elaboração do projeto da Ponte Central -Bequimão. A construção da ponte facilitará o acesso da capital aos municípios da região. A obra tem 600 metros de extensão e reduzirá em 32 km a distância para chegar a MA-106, que dá acesso ao Cujupe.


João Martins (Sebrae/MA) durante exposição dos APL`s


Ainda como principal pauta desta reunião, o superintendente do SEBRAE/MA, João Martins, apresentou painel sobre os Arranjos Produtivos na Baixada, os setores prioritários para investimentos na microrregião. João Martins enfatizou o projeto de desenvolvimento territorial integrado para região que esta em fase de planejamento, e observou que as potencialidades da região precisam ser aproveitadas. Entre os setores prioritários na Baixada: a caprinocultura; mandiocultura; apicultura/meliponicultura; piscicultura/aquicultura e a agroindústria de alimentos.





Agenda

Foi confirmada para o dia 20 de março (sexta- feira) a solenidade e coquetel de fundação do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense em São Luís (MA).




Por: SEMATUR/Bequimão
http://sematurbeq.blogspot.com.br/2015/03/prefeito-ze-martins-participa-da-ii.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário