segunda-feira, 22 de abril de 2013

Seminários Regionais “Política e Plano de Saneamento Básico”.


Ministério do Meio Ambiente
Conselho Nacional de Recursos Hídricos
SECRETARIA EXECUTIVA
   
Prezado(a) Senhor(a),
Encaminhamos, para fins de divulgação, o convite para os 
Seminários Regionais “Política e Plano de Saneamento Básico”.


Atenciosamente, 
Secretaria Executiva 

Consulte a Agenda de reuniões do Conselho em nossa página na internet: www.cnrh.gov.br/sitio 

Antes de imprimir, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente.


CONVITE



1.          As diretrizes nacionais para o saneamento foram definidas pela Lei n.º 11.445/2007 – Lei do Saneamento, a qual também definiu a obrigatoriedade dos municípios elaborarem suas Políticas e Planos Municipais de Saneamento Básico, instrumentos centrais da gestão dos serviços e atividades indelegáveis do planejamento local. O Decreto n.° 7.217/2010 regulamentou a Lei n.º 11.445/2007 e definiu que para acessar recursos do governo federal em saneamento, a partir de 2014 os municípios deverão ter seus planos aprovados e suas instâncias de participação social instituídas.

2.          Para apoiar os municípios no cumprimento das novas exigências legais e, também, melhorar a gestão dos serviços de saneamento, o Ministério das Cidades (MCidades), em parceria com a CAIXA, vêm realizando uma série de atividades para levar orientações sobre o processo de elaboração do plano e a formulação da política de saneamento. Dentre essas atividades, em 2013 serão realizados Seminários em todas as Regiões do Brasil para apresentação e discussão sobre a Lei n.º 11.445/2007 e o processo de elaboração dos Planos de Saneamento Básico.

3.          A programação dos Seminários “Política e Plano de Saneamento Básico” é dirigida principalmente aos municípios, cujos titulares são os responsáveis pela elaboração e implementação dos Planos Municipais de Saneamento Básico abrangendo todo o seu território. Em anexo, encaminho programação preliminar, datas e locais de realização das atividades.

4.          Diante do exposto, a Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental convida a participar dos Seminários Regionais “Política e Plano de Saneamento Básico”, indicando dois técnicos para inscrição e participação no evento mais próximo de sua localidade.

5.          Recomenda-se que seja indicado um servidor da área de planejamento e outro da área de saneamento ou correlata, os quais deverão se cadastrar e efetuar a inscrição no Portal Capacidades, www.capacidades.gov.br. As atividades serão coordenadas pela equipe técnica da SNSA/MCidades e da CAIXA. As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas.

6.          Esclarecimentos adicionais podem ser obtidos pelos telefones (61) 2108-1486/1488/1490/1114 ou pelo e-mail planosdesaneamento@cidades.gov.br
  Atenciosamente,

   ERNANI CIRÍACO DE MIRANDA
Diretor de Articulação Institucional

Nenhum comentário:

Postar um comentário