quinta-feira, 4 de abril de 2013

Estratégias para fortalecer as UCs


“O Bolsa Verde e o Bolsa Família são a porta de entrada para o fortalecimento das políticas públicas dentro das unidades de conservação de uso sustentável e dentro dos assentamentos diferenciados”, destacou o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEDR) do Ministério do Meio Ambiente, Paulo Guilherme Cabral, nesta quarta-feira (3), ao participar do encontro de gestores das Unidades de Conservação (UCs) com as populações tradicionais. O evento prossegue até sexta-feira, no Centro Cultural de Brasília (CCB).

O objetivo do encontro é promover a análise do contexto político e institucional para fortalecer a integração das estratégias institucionais. Também está na pauta de discussão o planejamento para organizar o cadastro de famílias, além do diagnóstico produtivo e das políticas públicas nas UCs. “Queremos organizar as políticas públicas para que cheguem com mais rapidez a essas famílias que vivem nessa situação de extrema pobreza”, afirmou Paulo Cabral.

Na área de atuação do MMA, duas ações são prioritárias: o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o programa Bolsa Verde. Durante o encontro, Paulo Cabral pediu apoio aos participantes na contratação de uma força-tarefa para ajudar a cumprir a meta de cadastrar 73 mil famílias no programa até 2014. “O Bolsa Verde é a motivação para que a gente construa uma estratégia definitiva. Para isso estamos trabalhando também no Plano Nacional de Fortalecimento do Extrativismo”, informou.

O encontro reúne gestores das 77 UCs com populações tradicionais, coordenadores regionais, além de lideranças dos movimentos de extrativistas e representantes de organizações parceiras. É promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ), o Banco de Desenvolvimento da Alemanha (KfW) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Ao final do evento, os participantes elaborarão um documento com a avaliação dos trabalhos realizados durante toda a semana.

 (Fonte: MMA)
http://noticias.ambientebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário