terça-feira, 26 de abril de 2011

Definida pauta de trabalho da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada e do Litoral Norte Maranhense, Jota Pinto (PR), reuniu-se nesta terça-feira (26/04) com o futuro relator da comissão, Raimundo Cutrim (DEM), para definir a pauta preliminar de trabalho e a lista de convidados para instalação da Frente, que acontecerá no dia 21 deste mês, às 9h30m, no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa. Os dois deputados explicaram que dos trabalhos da comissão farão parte também visitas, para levantar os principais problemas enfrentados pelos municípios da Baixada.


Jota Pinto e Raimundo Cutrim disseram que serão convidados para a abertura dos trabalhos da comissão os prefeitos, presidentes de Câmaras, vereadores, outras autoridades e representantes da sociedade. Pinto afirmou que serão convidados também, no decorrer dos trabalhos, técnicos para falar sobre os problemas e propostas para a região.


A pauta preliminar montada na reunião desta terça-feira será apresentada aos demais integrantes da Frente, Hemetério Weba (PV), Marcelo Tavares (PSB), Edson Araújo (PSL), Hélio Soares (PP), Eduardo Braide (PMN), Rogério Cafeteira (PMN) e Edilázio Júnior (PV).


Da pauta preliminar acertada pelo presidente e pelo relator, farão parte temas como revitalização dos campos, situação das estradas e acessos, segurança pública, cercas eletrificadas, saúde e educação e propostas para levar para os municípios da região projetos de geração de emprego e renda. Jota Pinto, que é autor do requerimento de criação da Frente, contou que esses assuntos serão discutidos diretamente nas regionais, com a realização de grandes encontros primeiramente em Pinheiro e Viana, mas serão agendadas mais duas reuniões em outras sedes.


Jota Pinto informou também nesses encontros serão levantados os problemas e reivindicações de cada município, para que constem do relatório a ser apresentado ao término dos trabalhos da Frente em Defesa da Baixada. “A região da Baixada é muito carente, precisamos resolver os problemas que afligem a população e levar para lá projetos industriais, uma vez que a região é muito discriminada em relação a isso”, garantiu o parlamentar do PR.

Jota Pinto voltou a dizer que a construção de barragens vai proteger os campos inundáveis da região, área rica de recursos naturais e pobres no acesso a bens e serviços, que abrange os municípios de Viana, São João Batista, Cajapió, Bacurituba e Bequimão e tem 120 km de extensão. Informou também que a importância do bioma, por seu acervo de recursos naturais (campos naturais, rota de aves migratórias e paisagens notáveis), tornou a Baixada Maranhense Área de Proteção Ambiental (APA), em 1991, e zona úmida de importância internacional, em 2000, pela Convenção do Ramsar.

Por: Waldemar Têrr- Agência Assembleia
http://www.al.ma.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário