sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Novo Atlas traça futuro do meio ambiente na America Latina

Mapa combina 200 imagens de satélites com base de dados para mostrar impactos de danos à natureza na região.

Manaus: impacto ambiental


Um novo Atlas produzido pelo Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas, Pnuma, destaca as principais mudanças climáticas e geográficas que estão ocorrendo na América Latina e Caribe.

O mapa funciona como uma importante ferramenta para futuras medidas e políticas públicas, necessárias para um desenvolvimento mais sustentável na região.


Impacto

As imagens mostram a riqueza e diversidade do meio ambiente, ecossistemas, espécies e paisagens. Mas o Atlas também revela a pressão resultante dos modelos de desenvolvimento atuais.


Apesar do crescimento econômico, o estudo mostra que esses modelos provocaram um impacto significativo na sociedade e no meio ambiente.

As mais de 200 imagens de satélite, mapas e gráficos revelam claramente os efeitos da rápida urbanização atual, como no caso de San José, na Costa Rica.

Mudanças Climáticas


Os impactos das mudanças climáticas podem ser percebidos nas geleiras chilenas e argentinas da Patagônia. Já a devastação é evidente em países como Brasil, Bolívia, México, Guatemala e Haiti.


Os efeitos das atividades de mineração são ilustrados em imagens de La Guajira, na Colômbia e Cerro de Pasco, no Peru.

Imagens de alta resolução também mostram os estragos causados por desastres naturais, como o terremoto ocorrido no Haiti, em janeiro de 2010.

O novo Atlas revela que o meio ambiente na América Latina e Caribe está se deteriorando. Além do desmatamento e urbanização descontrolada, a região também está perdendo a biodiversidade.

Para checar as imagens acesse: http://www.cathalac.org/lac_atlas/


Por: Monica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.
*Apresentação: Eduardo Costa Mendonça, da Rádio ONU em Nova York.
http://www.unmultimedia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário