quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Ideli Salvatti deixa Congresso para assumir Ministério da Pesca

Nascida em São Paulo, Ideli construiu sua trajetória política em Joinville. Foi a primeira senadora eleita pelo estado de Santa Catarina.
A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) nesta terça (7): (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)


Primeira mulher eleita ao Senado pelo estado de Santa Catarina, a líder do governo no Congresso, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), foi indicada pela presidente eleita, Dilma Rousseff, para assumir o Ministério da Pesca. Aos 58 anos, a senadora disputou o governo de Santa Catarina nas eleições deste ano e ficou em terceiro lugar, atrás de Angêla Amim (PP) e do governador eleito, Raimundo Colombo (DEM).
Nascida em São Paulo, em 18 de março de 1952, tem dois filhos e é formada em física pela Universidade Federal do Paraná. Na capital paranaense, atuou nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) de 1973 a 1976.
Ideli consolidou sua trajetória política em Joinville, no interior de Santa Catarina, onde foi morar na década de 70. Uma das fundadoras do PT catarinense, foi professora da rede pública de ensino do estado entre 1983 e 1994, período em que militou no movimento sindical da categoria. Participou da criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Santa Catarina.

Em 1994, foi eleita pela deputada estadual e reeleita em 1998. Em 2002, concorreu ao Senado e foi eleita a primeira senadora do estado. Defensora das ações do governo Lula, chegou à liderança do PT no Senado, em 2006, e líder do governo no Congresso, em 2009.
No ano passado, a senadora foi alvo de denúncias por ter participado de um curso pago pelo Senado Federal, com valor estimado em R$ 70 mil. Ela e um assessor participaram do curso que seria organizado por uma empresa fundada por um ex-funcionário do Palácio do Planalto e que é filiado ao PT. Em nota, a senadora afirmou que o curso havia sido autorizado pela presidência do Senado.


Ideli começou a semana sob holofotes, depois que o então relator do Orçamento da União de 2011, senador Gim Argello (PTB-DF) foi citado em suposto esquema de envio de verbas a institutos fantasmas por meio de emendas parlamentares. A senadora assumiu a relatoria nesta terça (7), um dia antes de ser anunciada como ministra.


Ideli vai substituir o ministro Altemir Gregolin, titular da pasta desde 2006. Até junho do ano passado, o Ministério da Pesca e Aquicultura era uma Secretaria Especial da Presidência da República. Com a intenção de aumentar a produção de alimentos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu criar a nova pasta. O ministério é responsável pela produção, transporte, beneficiamento, transformação, comercialização, abastecimento e armazenagem, o fomento da produção pesqueira e aquícola.

Do G1, em Brasília

http://g1.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário