segunda-feira, 26 de maio de 2014

MA: Campus da UEMA de São Bento faz pesquisa sobre o Cavalo baixadeiro

Uma parceria da universidade Estadual do Maranhão com a Fapena, faz acontecer no Campus da Universidade em São Bento Região da Baixada, uma pesquisa com o cavalo baixadeiro. Um dos responsáveis é o professor Ricardo Chaves, que há três anos se dedica a estudar e conhecer os atributos do cavalo da Baixada.
Alunos do curso de Veterinária e Zootecnia da Universidade, saem das salas de aula e colocam na pratica conhecimentos de pesquisa sobre a reprodução e melhoramento desses animais. Isso é feito no campus da UEMA em São Bento e vivenciando e trabalhando com os animais.
Nos estudos feitos sobre esses animais da Baixada, a castração e coleta de material ajuda no conhecimento desse tipo de cavalo. Para o veterinário e estudante de mestrado Douglas Mendes, o trabalho com esses animais e a coleta de material, dessa espécie vai ajudar muito, a permanência, dessa espécie na região.
A pesquisa microscópica com o sêmen desses animais, garante dados importantes no estudo e no conhecimento desse típico cavalo da Região da Baixada, garante o professor Ricardo. Dados importantes para a reprodução de hoje e do futuro na manutenção desse tipo de animal é uma realidade no Campus da UEMA em São Bento, para surpresa de muitos e conhecimento de poucos.
Um dos objetivos da pesquisa é conseguir o reconhecimento mundial desse tipo de cavalo, e tirar dele o titulo de pé duro e garantir reconhecimento e qualidade a um animal diferenciado em todos os aspectos. A pesar do tamanho pequeno, e da rusticidade, é forte, corajoso e faz o que a maioria dos cavalos chamados de raça, não conseguem fazer. Diz o professor Ricardo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário