sexta-feira, 7 de junho de 2013

Meio Ambiente: Programa Assentamentos Verdes é apresentado em oficina do Incra no Maranhão


Na semana do meio ambiente, a Superintendência Regional do Incra no Maranhão realiza até esta quinta-feira (7), a oficina sobre o Programa “Assentamentos Verdes.” A oficina é realizada na sede da Superintendência, no bairro do Anil, e tem como público os servidores da autarquia.

O Programa “Assentamentos Verdes”, também é denominado de Plano de Prevenção, Combate e Alternativas ao Desmatamento Ilegal em Assentamentos da Amazônia Legal (PPCADI) e foi criado em novembro de 2012. O objetivo do programa é a execução integrada de ações do Incra/MDA com instituições parceiras públicas e privadas e com movimentos sociais do campo que visem prevenir, combater, e executar alternativas ao desmatamento ilegal em assentamentos de reforma agrária na Amazônia Legal.

Todas as Superintendências do Incra que atuam nos Estados situados na Amazônia Legal, como Maranhão, Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima, Amapá, Acre, Mato Grosso, Tocantins e Goiás integram o Programa que será executado até 2015. No Maranhão a oficina está sendo ministrada pela engenheira agrônoma, Anida Dominici, que também é chefe do Serviço de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Incra-MA. De acordo com Anida, serão incluídos 44 projetos de assentamento maranhenses no Programa Assentamentos Verdes, com ações orientadas em quatro eixos: valorização de ativos ambientais e de atividades produtivas; a recuperação de passivos ambientais com geração de renda e segurança alimentar para as famílias; a regularização fundiária e ambiental via Cadastro Ambiental Rural (CAR), por unidade familiar; além do monitoramento e controle ambiental.

Na avaliação do superintendente regional do Incra-MA, José Inácio Rodrigues, a realização da oficina contribui para reforçar ainda mais as ações voltadas a preservação ambiental nas áreas com desmatamento, especialmente no estados da Amazônia Legal, onde a questão ambiental torna-se prioridade. “Pesquisas apontam uma redução na taxa de desmatamento nas áreas de assentamento na região da Amazônia Legal. Isso demonstra que estamos no caminho certo, quando investimos em ações ambientais.A oficina reforça este compromisso e tenho certeza que iremos ainda avançar muito mais neste aspecto”, comentou.

Assistência Técnica

Em comemoração ao Dia do meio ambiente a Associação Agroecológica Tijupá, empresa que presta assistência técnica nos assentamentos do Incra-MA, está realizando esta semana oficina com diversas atividades voltadas à preservação do meio ambiente para as crianças e jovens das escolas do PA Pedra Suada, no município de Cachoeira Grande.

http://zeinacio.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário