quarta-feira, 8 de maio de 2013

Brasileira é eleita para Academia Nacional de Ciências dos EUA

A médica brasileira Ruth Nussenzweig foi nomeada para ser integrante da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (NAS, na sigla em inglês). Ela se formou pela Universidade de São Paulo nos anos 1950 e é filiada à Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York, nos EUA.
Segundo a Agência Fapesp, ela é a primeira mulher brasileira a ser escolhida para a academia. A NAS já tem três membros brasileiros: Michel Nussenzweig – que é filho de Ruth –, José Nelson Onichuc e José Scheinkman.
A área de estudo da pesquisadora brasileira é a malária. Mais especificamente, seu trabalho tenta explicar os mecanismos usados pelo organismo para resistir ao parasita da doença, de forma a criar vacinas e tratamentos contra ela.
Na categoria Associado Estrangeiro, o pesquisador Vanderlei Bagnato, do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), também foi aceito pela academia. Ainda segundo a Fapesp, o número de brasileiros na NAS chegou a 13, contanto os outros brasileiros associados estrangeiros: Aloisio Araujo, Luiz Davidovich, Sérgio Henrique Ferreira, Ivan Izquierdo, Warwick Kerr, Jacob Palis e Francisco Mauro Salzano e Max Birnstiel – que nasceu no Brasil, mas também é cidadão suíço.
Ao todo, a NAS tem 2.179 membros efetivos e 437 associados estrangeiros. O anúncio da inclusão dos dois brasileiros foi feito em 30 de abril. 
 (Fonte: G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário