terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Vale Beijing: SEMA acompanhará possíveis danos ambientais


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e o IBAMA emitiram nota conjunta, no início da noite desta terça-feira (6), explicando que continuarão acompanhando os trabalhos para solução do “problema” que acabou provocando uma rachadura no casco do Vale Beijing.
Como informou este blog em primeira mão mais cedo, mesmo com a avaria, o cargueiro foi deslocado da Ponta da Madeira para alto-mar.
___________________ Leia mais

Mesmo avariado, Vale Beijing já deixou Ponta da Madeira

“Neste momento, a postura dos dois órgãos é de acompanhamento com relação a eventuais danos ambientais, especialmente após o deslocamento da embarcação que se encontra fundeada na Baía de São Marcos, de avaliação das possíveis causas e consequências, mediante o levantamento das competentes informações técnicas que devem subsidiar as ações de fiscalização que o caso requer”, diz a nota.
Veja a íntegra abaixo:

__________________________
INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E
DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS – IBAMA
______________
SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE
E RECURSOS NATURAIS – SEMA
 N O T A    D E   E S C L A R E C I M E N T O

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMA e o Instituto Brasileiro de Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, por meio de sua Superintendência no estado do Maranhão (SUPES/MA), vêm a público prestar os seguintes esclarecimentos acerca do incidente ocorrido às 17h10min, do dia 03/12/2011, com o navio cargueiro Vale Beijing, de propriedade e operador pelo armador STX Pan Ocean, atracado no Píer 1, no Terminal de Ponta da Madeira, nesta cidade de São Luís/MA, “que teve seu carregamento paralisado por problemas no bombeamento de água de lastro, conforme solicitação do armador”, de acordo com notificação encaminhada ao IBAMA e à SEMA, conforme se segue:

1)    Os dois Órgãos foram notificados da ocorrência do referido incidente por meio de documento datado de 06/12/2011, protocolizado, respectivamente, junto ao IBAMA e à SEMA sob os números 02012.003531/2011 e 81749, na data acima mencionada.

2)    Em que pese o recebimento da notificação formal apenas na data acima referida, após tomarem conhecimento da ocorrência através da imprensa local, em conjunto os dois Órgãos destacaram, na tarde do dia 05/12, missão técnica para vistoria in loco, no sentido do acompanhamento e da coleta de informações iniciais sobre o ocorrido.

3)    Na manhã do dia 06/12/2011, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Carlos Victor Guterres Mendes, e o superintendente do IBAMA no Maranhão, Pedro Leão da Cunha Soares Filho, estiveram no local e reuniram-se com dirigentes da Vale, avaliando os procedimentos adotados e o tratamento dado à questão.

4)    Neste momento, a postura dos dois órgãos é de acompanhamento com relação a eventuais danos ambientais, especialmente após o deslocamento da embarcação que se encontra fundeada na Baía de São Marcos, de avaliação das possíveis causas e consequências, mediante o levantamento das competentes informações técnicas que devem subsidiar as ações de fiscalização que o caso requer.

5)    Nesse sentido, os dois órgãos mantém mobilizadas suas equipes técnicas para a fiscalização, tendo o IBAMA solicitado, à direção superior, apoio técnico adicional na perspectiva de que o acompanhamento da situação, a avaliação das providências adotadas e as ações fiscalizatórias ocorram sob o amparo do mais adequado suporte técnico.

6)    Ao tempo informam que o acompanhamento do incidente vem sendo feito complementarmente às ações da Capitania dos Portos do Estado do Maranhão.

São Luís (MA), 06 de dezembro de 2011

PEDRO LEÃO DA CUNHA SOARES FILHO
Superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA no Estado do Maranhão- SUPES/MA
CARLOS VICTOR GUTERRES MENDES
Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMA

Por: Gilbero Léda
http://gilbertoleda.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário