sábado, 3 de dezembro de 2011

São Luis: Exposição fotográfica Vida de Quilombo entra em cartaz nesta quinta na Galeria Zaque Pedro

A Galeria Zaque Pedro recebe nesta quinta-feira, 1º de dezembro, às 17 horas, a exposição fotográfica Vida de Quilombo, juntamente com o lançamento do livro homônimo Imagético de bolso, de autoria de Gabriela Barros Rodrigues. 


A exposição contará com 14 quadros de 50cmx40cm, um livro que apresenta 28 fotografias e um DVD de pílulas com 1h20m de duração sobre vários temas do cotidiano desses quilombolas.

O projeto apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida por Gabriela Barros Rodrigues através do Programa de Mestrado em Biodiversidade e Conservação da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), realizada no período de 2008 a 2010 e intitulada "A Conservação da Biodiversidade e da Paisagem em Território Quilombola de Bacabal, MA, Brasil".

O objetivo foi realizar a primeira mostra temática voltada à questão da etnicidade nos dois importantes quilombos do estado do Maranhão, localizados em Bacabal: São Sebastião dos Pretos e Catucá. Ambos têm, em média, 55 famílias e foram observados durante dois anos, num convívio direto da pesquisadora com essas comunidades. Toda a pesquisa gerou mais de 2.000 fotos, 60 quadros finalizados e 30 horas de audiovisual.

O processo de criação se deu através da metodologia de pesquisa do projeto que agregou áreas de conhecimento como Biologia da Conservação, Ecologia de Paisagens, Educação Ambiental, Antropologia, Etnografia, Etnobiologia, Cinema e Fotografia, gerando, assim, um método diferenciado de mobilização comunitária e registro de cotidianos em comunidades quilombolas.

Todo o material fotográfico foi produzido por câmeras profissionais, e a produção audiovisual foi feita com uma câmera simples HI-8 e seu próprio microfone. Vários outros materiais de improvisação foram utilizados durante o processo como um mini- gravador de fita k7, luminárias pequenas e um pequeno tripé.

Segundo Gabriela Rodrigues, com a realização desta exposição surge a oportunidade de dar um retorno da pesquisa para as comunidades. Todas as famílias receberão um exemplar da publicação. "O evento vem para reafirmar o mês da Consciência Negra, mesmo que aconteça no começo de dezembro mantêm o papel de contribuir com as comemorações do dia 20 de novembro na Ilha do Maranhão, em Bacabal e no Brasil como um todo", ressalta a pesquisadora.

Formada em Turismo pelo Centro Universitário Newton Paiva, de Belo Horizonte – MG, a mineira Gabriela Barros Rodrigues vem trabalhando com comunidades tradicionais, planejamento, impactos cotidianos e memória há cerca de dez anos. Foi coordenadora técnica da Fase II – Projeto Produzir para a cidadania – Relatório de perfil sócio econômico da população do Território Quilombola de Alcântara 2008-2009. Além de pesquisadora, Gabriela também traz na sua bagagem curricular experiência artística na área de cinema, fotografia e produção de eventos artísticos.

A mostra permanecerá aberta à visitação pública até o dia 20 de dezembro, de segunda à quinta de 9h às 18h e, sexta de 9h às 12h. A Galeria Zaque Pedro fica na Rua do Ribeirão, 395 – Centro (próximo ao Edifício Colonial).

  

SERVIÇO:


O quê: Exposição Fotográfica "Vida de Quilombo"

Quem: Gabriela Barros Rodrigues

Período: 1º 1a 20 de dezembro, de segunda à quinta de 9h às 18h e, sexta de 9h às 12h
Onde: Galeria Zaque Pedro / Rua do Ribeirão, 395, Centro Histórico, São Luís – MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário