terça-feira, 5 de outubro de 2010

“Perto da Maresia”: Documentário maranhense será exibido em festival de Taiwan

A forma pela qual os construtores navais do Maranhão utilizam os recursos de seu entorno e os ensinamentos de seus antepassados para conceber projetos navais de maneira intuitiva é o mote do documentário “Perto da Maresia”. A produção, dirigida pela maranhense Gabriela Mochel Piccolo e pelo espanhol Alberto Greciano, foi selecionada para a 7ª edição do Festival Internacional de Documentários de Taiwan (TIDF 2010), que será realizado na cidade de Taichung, de 22 a 31 deste mês.

O evento, que acontece a cada dois anos, é organizado pelo Ministério de Cultura e pelo Museu Nacional de Belas Artes e trata-se do segundo maior festival de documentários da Ásia.
De uma forma reflexiva e pessoal, o documentário questiona a fronteira entre arte e artesanato, assim como o futuro dos barcos e sua possível conversão em meros símbolos. A obra foi selecionada entre outras 1.527 provenientes de 98 países e é a única representante da América Latina. A produção concorrerá ao prêmio de melhor curta documentário, com mais 14 produções da Europa, Ásia e Oriente Médio.

O filme, que tem duração de 51 minutos, faz uma viagem sem destino ao longo da costa maranhense e apresenta um modo de vida regido pelas marés. A bordo de diferentes embarcações de madeira, os cineastas conhecem o modo de vida e a história de personagens que constroem seus barcos artesanalmente, mantendo uma tradição ancestral que vai se perdendo em tempos de suposta modernidade. “Perto da Maresia” é um road movie sobre as águas.

Projeto - “Perto da Maresia” faz parte de um projeto audiovisual sobre embarcações do Maranhão iniciado com o curta “Canoa de um Pau Roxo” (2008), que registra a construção de uma “canoa de um pau só”.

Esse curta foi apresentado na 27ª edição da Feira Internacional de Arte Contemporânea, (Arco), uma das mais prestigiadas do mundo, em Madri (Espanha), e selecionado para 24 festivais no Brasil (onde recebeu três prêmios), Espanha, Itália, Argentina, Colômbia, Sérvia e Eslovênia.

Finalizado este ano, “Perto da Maresia” foi selecionado até o momento para outros três festivais: 33º Festival Guarnicê de Cinema, 19º International Festival of Ethnological Film (Belgrado, Sérvia) e 36º Ekofilm – International Film Festival on the Environment, Natural and Cultural Heritage (Praga, Republica Tcheca).
 
Por: O Estado do MA
http://imirante.globo.com/

Um comentário:

  1. Maravilhoso e louvável mostrar essa realidade bela e crua dos nossos constutores artesanais dos barcos que são uma marca registrada do Maranhão.

    ResponderExcluir