segunda-feira, 25 de outubro de 2010

MA: Deputada defende pressão parlamentar para criar a Resex do Taim


                                Imagem 01:    Porto do Taim (Foto: Fórum Carajás)


A defesa do meio ambiente deve unir forças na Assembleia Legislativa para evitar desastres ambientais no Maranhão. Pelo menos é o que deseja a deputada Helena Barros Heluy (PT), que, falou, durante discurso sobre a criação da Reserva Extrativista de Tauá-Mirim e manifestando apoio à fala de seu colega Marcos Caldas (PRB) sobre o risco de contaminação ambiental nos tanques de lixo tóxico da Alumar.



A parlamentar é autora de Indicação que cria a Resex de Tauá-Mirim, reivindicada por movimentos sociais para recuperar e preservar os recursos naturais, contribuindo também para a conservação das nascentes e do lençol freático ainda saudável, naquela região, além de planejar o uso dos recursos naturais disponíveis na área da reserva e no seu entorno.



Helena lembrou que, durante a Mesa Redonda sobre Meio Ambiente e Justiça Social, na Assembleia Legislativa, as comunidades de Tauá-Mirim lançaram apelo para que a classe política maranhense se empenhe no processo de criação da reserva, que está tramitando na Casa Civil da Presidência da República. O pedido foi reforçado durante encontro que reuniu pessoas das comunidades, religiosos, militantes do meio ambiente, entre os quais, Guilherme Zagallo, vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Maranhão.



“E ali, eu parecia até estar ouvindo ecoar, ainda, a voz tonitruante do professor José Nascimento de Morais, que, no inicio dos anos 80, já gritava nos cantos, nas esquinas, contra a implantação da Alcoa, pelo que ela trazia de agressão ao meio ambiente”, recordou Helena.



A deputada disse que os testemunhos dos moradores são impressionantes e salientou que grande parte do alimento que chega à mesa dos maranhenses vem daquela região, caso do pescado, da juçara, do buriti, do caranguejo, dos ingredientes do arroz de cuxá e lembrou que, além de contribuir para o abastecimento de alimentos, esses espaços têm o caráter de lazer e atração turística, mas estão na mira dos grandes empreendimentos e do agronegócio.



“Até mesmo daquilo que é terrível e doloroso, a grilagem, ainda aqui na ilha de São Luis”, disse com indignação, conclamando os parlamentares a fortalecer o pedido de criação da Resex de Tauá-Mirim, intermediando junto à Casa Civil, cada um a partir de seus conhecimentos políticos, para que seja dada prioridade a essa reivindicação.
 
Por: Assecom / Gab. da dep. Helena Barros Heluy
www.al.ma.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário