sexta-feira, 12 de maio de 2017

Reentrâncias Maranhenses reúnem 19 cidades e tem importância mundial


Reentrâncias Maranhenses são berços naturais de várias espécies (Foto: Divulgação)





Reentrâncias maranhenses são destaque no Maranhão Natureza
Com 640 km de litoral, o Maranhão possui a maior área de manguezal do Brasil. O desenho irregular desse litoral forma as Reentrâncias Maranhenses, uma área de 12 mil quilômetros quadrados, entre a Baía de São Marcos, em Alcântara, e a Foz do Rio Gurupi, na divisa com o Pará.
A região recortada por baías, enseadas, ilhas, dunas, lagoas e extensas florestas de mangue, foi declarada de interesse mundial pela Convenção de Ramsar, realizada no Irã em 1971, pela importância das áreas úmidas para o equilíbrio do clima no planeta. Vinte anos depois, em 1991, foi transformada em área de proteção ambiental.
A área de Preservação Ambiental das Reentrâncias Maranhenses apresenta uma área de 2.680,911 hectares e localiza-se entre a desembocadura do rio Gurupi e a Baía de São Marcos, incluído a Ilha do Cajual, onde está a maior parte dos manguezais do Maranhão.
As Reentrâncias Maranhenses também fazem parte da Rede Hemisférica de Defesa das Aves Limícolas, por ter importância fundamental para as aves migratórias, que voam para a região em busca de descanso, alimentação e para a reprodução. Entre as espécies nativas, o Guará, ave símbolo da região.
Os municípios que fazem parte desta unidade de conservação brasileira são Alcântara, Apicum-Açu, Bacuri, Bequimão, Carutapera, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Cândido Mendes, Godofredo Viana, Guimarães, Luís Domingues, Mirinzal, Pinheiro, Porto Rico do Maranhão, Serrano do Maranhão, São Luís, Turiaçu e Turilândia.

Reentrâncias Maranhenses são berços naturais de várias espécies (Foto: Divulgação)
As Reentrâncias Maranhenses são uma área úmida de interesse mundial. A região é fundamental para o equilíbrio do clima no planeta. Elas formam um ecossistema capaz de armazenar grande quantidade de gases do efeito estufa, além de ser berçário natural de várias espécies.

http://g1.globo.com/ma/maranhao/maranhao-natureza/noticia/reentrancias-maranhenses-reunem-19-cidade-e-tem-importancia-mundial.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário