segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Populares e Autoridades tentam salvar peixes no Baixada Maranhense

Para garantir que consigam sobreviver até a próxima cheia, todos se uniram para transportar milhões de peixes para lagos e barragens artificiais







José de Ribamar Costa mostra lago seco e esqueletos de peixes; é a segunda vez que pescador vê trechos das margens do Rio Paruá secas (Foto: Biaman Prado)

“Ajudem o nosso rio!”. O apelo foi feito por Josenias Amaral dos Santos, de 49 anos. 
Estiagem castiga região da Baixada Maranhense

Josué Edikson, o Zezinho Nogueira, secretário de Meio Ambiente da cidade de Santa Helena, conta que eles retiram os peixes do rio, colocam em caixas e transportam até os lagos artificiais. Nos últimos meses, pelo menos 50 milhões de peixes foram remanejados dessa forma. “Ocorreu isso aqui em 1982 e agora volta a acontecer. 


Peixes estão morrendo na Baixada (Foto: Biaman Prado)

Diques


Uma das obras que poderão dar uma nova vida à região da Baixada é a construção de diques, o que possibilitará a preservação dos campos inundados durante todo o ano. 

O projeto para a construção dos diques já existe e está sob a responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). De acordo com o órgão, até o momento foram elaborados os relatórios parciais de geotecnia, de topografia e de informações socioeconômicas do projeto. 

http://imirante.com/oestadoma/notici...r-peixes.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário