quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Bequimão-MA: Meio Ambiente e Turismo constrói Plano Estratégico em parceria com IBAM



Equipe da Prefeitura, IBAM e STTR discutem sobre planejamento


A primeira oficina de trabalho foi realizada na prefeitura de Bequimão, no último dia 3 de dezembro, com a participação das secretarias de Meio Ambiente e Turismo, Pesca e Aquicultura; além do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, que reuniram para construção do planejamento estratégico da SEMATUR em parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), dentro do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental (PQG).


Diagnóstico sobre a estrutura da SEMATUR



O IBAM conta com uma equipe de especialistas em planejamento ambiental para assessorar na construção deste planejamento somando-se a equipe de técnicos locais. Esta parceria visa aprimorar as capacidades institucionais tanto do poder público municipal, como dos atores locais que participam de iniciativas, ações e projetos para recuperação, proteção e uso sustentável dos recursos no município do Bioma Amazônia que, mais criticamente, vivem os problemas do desmatamento.


Visita ao porto do Paricatiua(Bequimão/MA)

Foram contemplados nesta etapa os municípios de Bequimão, Apicum Açu, Bacuri, Serrano do Maranhão, Cururupu, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão, Cedral, Guimarães e Central do Maranhão. Está agendada a continuidade das ações para janeiro de 2016 com a realização de uma segunda oficina em Cururupu, com os dez municípios mencionados.


Embarcações artesanais em Paricatiua (Bequimão/MA)



O TRABALHO SERÁ REALIZADO EM QUATRO ETAPAS:

1) Análise sobre o contexto ambiental e econômico do município;
2)  Estabelecimento de diretrizes comuns para a região;
3) Construção do plano estratégico para SEMATUR;
4) Celebração dos resultados num grande evento com os órgãos competentes, setor privado e sociedade civil.


Participaram da oficina de trabalho; Keila Soares e Edmilson Pinheiro (SEMATUR), José Raimundo (Pesca e Aquicultura), Agnaldo (STTR de Bequimão), Nira Fialho e Rosan Fernandes (IBAM).


Por: SEMATUR/ Bequimão


 http://sematurbeq.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário