sexta-feira, 20 de junho de 2014

Projeto SalvaTerra: ampliando oportunidades de desenvolvimento pessoal e coletivo


Foto: Coospat
 Autor: Foto: Coospat

PROJETO SALVATERRA
O Projeto Salvaterra está sendo executado pela Cooperativa de Trabalho, Pesquisa e Assessoria Técnica (Coospat), na Comunidade Salvaterra, localizada no município de Rosário, Estado do Maranhão, no período de 2014 a 2015, visa ampliar oportunidades de desenvolvimento pessoal e coletivo.
Salvaterra é uma comunidade tradicional com quase 200 anos. Moram 214 pessoas. São extrativistas, produtor(a)s de farinha de mandioca, farinha de macaxeira, polpa de frutas e verduras.

As ações do projeto
o Quintais florestais - com hortas orgânicas, espécies frutíferas madeireiras, criação de pequenos animais fomentando a geração, promovendo a soberania e segurança alimentar e nutricional, colaborando também com a formação de uma atitude ecológica dos participantes.


o Beneficiamento e comercialização de frutas e hortaliças: limpeza, seleção, classificação, embalagem e etiquetamento, qualificando os produtos, estimulando o aproveitamento racional das colheitas e coletas.

o Acesso à tecnologia da informação e comunicação, com a criação de um telecentro comunitário que possibilitará novas habilidades entre os adolescentes e jovens para a afirmação da cidadania, do protagonismo, da competência e da competitividade, construindo elos para a permanência destes no campo, utilizando para isso as tecnologias de informação e comunicação, e também para a criação de plataforma colaborativa de comercialização de produtos agroecológicos dos quintais florestais produtivos.
Realização: COOSPAT
Patrocínio: PETROBRAS
Parceria: Fórum Carajás
www.forumcarajas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário