Nova titular da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), a economista Genilde Campagnaro disse que terá dois grandes desafios em sua gestão: as implementações do Complexo Ambiental da APA Itapiracó e do Cadastro Ambiental Rural (CAR). A afirmação foi dada nesta quarta-feira (29), logo após ela assinar seu termo de posse.
Campagnaro assume em lugar do deputado estadual Victor Mendes, que retorna à Assembleia Legislativa. A gestora é funcionária de carreira e antes de assumir o cargo atuava como chefe da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas da Sema. Ela disse que pretende dar continuidade ao trabalho já em andamento, priorizando o atendimento ao público e desenvolvendo uma política socioambiental efetiva no Maranhão . “Não teremos mudança de equipe, apenas ajustes na estrutura de trabalho”, revelou.
O Complexo Ambiental da APA Itapiracó abrigará mais de 500 hectares de área preservada, sendo 140 hectares de intervenção, os quais abrigarão sedes administrativas da Sema, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Batalhão Florestal, Delegacia Ambiental, além de Central de Visitantes com posto policial e pronto-socorro e quatro parques ecológicos que terão recursos inéditos de sustentabilidade e lazer.
O CAR se constitui em uma base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais. É um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente - APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.
“O Cadastro Ambiental Rural é uma exigência legal, todos os estados têm que implantar sendo importante ferramenta para o planejamento e melhoria da gestão ambiental”, finalizou.

http://m.g1.globo.com/