sexta-feira, 19 de julho de 2013

Projeto Água oferece 630 vagas em cursos gratuitos sobre recursos hídricos


Três cursos a distância do projeto Água – Conhecimento para Gestão estão com inscrições abertas até 21 de julho. São eles: Planejamento, Manejo e Gestão de Bacias; Hidrologia Básica; e Qualidade da Água em Reservatórios. Todas as capacitações têm carga de 40 horas e acontecerão entre 5 de agosto e 15 de setembro. O aluno pode concluir as atividades antes, dependendo do seu desempenho. Todos os cursos concedem certificado. O projeto é uma parceria entre a Agência Nacional de Águas (ANA), a Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI) e a Itaipu Binacional.

A capacitação Planejamento, Manejo e Gestão de Bacias oferece 120 vagas para alunos que falam português e 30 para quem fala espanhol. O objetivo do curso é apresentar os instrumentos de planejamento de recursos hídricos e de gestão de bacias hidrográficas para técnicos e profissionais de órgãos gestores de recursos hídricos e integrantes de organizações sociais e colegiados relacionados a recursos hídricos.

Para a capacitação Hidrologia Básica, há 60 vagas para participantes que falem português e 30 oportunidades em espanhol. O objetivo é ensinar a agentes gestores os fundamentos básicos do ciclo hidrológico, descrevendo as principais características do monitoramento das variáveis de interesse, visando ao aperfeiçoamento da gestão de recursos hídricos.

O curso de Qualidade da Água em Reservatórios será ministrado somente em espanhol para uma turma de 30 alunos principalmente composta de agentes gestores, técnicos e analistas ambientais dos órgãos responsáveis pela gestão de recursos hídricos, empresas do setor hidrelétrico e de saneamento. A capacitação busca ensinar os fundamentos de gestão da qualidade da água em reservatórios no cotidiano profissional visando à garantia dos usos múltiplos da água em contextos local, regional, nacional e da América Latina.

Inscrições até 14 de julho

Quatro cursos a distância, todos com carga de 20 horas, recebem inscrições até 14 de julho e acontecerão entre 29 de julho e 1º de setembro. Com 120 vagas, a capacitação sobre Outorga do Direito de Uso dos Recursos Hídricos tem como objetivo oferecer aos participantes informações sobre os diversos aspectos que dizem respeito à outorga, instrumento de gestão contido na Política Nacional de Recursos Hídricos.

Outro curso com 120 vagas é o de Plano de Recursos Hídricos e Enquadramento de Corpos de Água, cujo objetivo é ensinar o processo de organização dos diversos tipos de planos de recursos hídricos e enquadramento de corpos de água para uma melhor gestão da água.

Com 60 vagas, o curso Alternativas Organizacionais para Gestão dos Recursos Hídricos busca fortalecer a gestão de recursos hídricos através da discussão de alternativas para a participação social nesse contexto.

A capacitação Comitê de Bacia: Práticas e Procedimentos também oferece 60 vagas e visa a ensinar aos alunos a dinâmica de funcionamento da estrutura organizacional dos comitês de bacia hidrográfica e seus elementos constituintes a fim de melhorar o processo de gestão.

O Projeto

O projeto Água – Conhecimento para Gestão é um convênio entre a ANA, a FPTI e a Itaipu Binacional. O objetivo da iniciativa é desenvolver ações de comunicação, difusão, mobilização social, capacitação e educação para a gestão de recursos hídricos no Brasil e demais países da América Latina. São 24 cursos de capacitação complementar, além de ferramentas de educomunicação, que atingirão 300 mil pessoas até julho de 2014.

 Fonte: Ascom / ANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário