domingo, 14 de julho de 2013

Alunos do campus de Imperatriz realizam ações na Ilha dos Lençóis


Equipe entregou roupas, brinquedos e fez atividades na área da saúde

Foto Alunos do campus de Imperatriz realizam ações na Ilha dos Lençóis
IMPERATRIZ - Alunos dos cursos de  Direito, Enfermagem, Engenharia de Alimentos e Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Imperatriz, e estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão desenvolveram ações educativas entre os dias 28 de junho e 2 de julho na comunidade de Ilha dos Lençóis, município de Cururupu (MA), há 465 km da capital maranhense, São Luís. A equipe partiu de Imperatriz e percorreu 24h de estrada para chegar à comunidade, que é considerada uma das mais pobres do estado, e realizar ações educacionais e de saúde no local. 
Para um dos coordenadores do projeto, o sociólogo e professor da UFMA, Carlos Claudino, a Universidade precisa estar próxima da comunidade, aplicando o conteúdo que desenvolve em sala de aula. "A ideia do projeto, além de estender as ações da universidade para a comunidade, é também abrir um leque para novas linhas de pesquisa na região. Trata-se de um projeto interdisciplinar que reúne vários cursos e que tem o intuito de prestar assistência para as carências que existem no local", explica.
Cerca de 33 estudantes realizaram a entrega de mais de 150 brinquedos e de aproximadamente 1.200 peças de roupas. Além disso, hipoclorito, que serve para fazer a higienização da água para o consumo, e preservativos foram entregues para a população. Uma palestra sobre educação e saúde também foi apresentada, abordando temas como doenças de pele, meio ambiente e parasitose, comuns na região. Todos os materiais distribuídos foram adquiridos através de doações e rifas, realizados pelos próprios alunos.
O projeto interdisciplinar Ilha dos Lençóis é coordenado pelos professores da UFMA Carlos Claudino, Fabio Cardias e Nerian Fernandes. Ao final do projeto, o grupo pretende produzir um documentário jornalístico e a publicação de um livro sobre os trabalhos feitos na comunidade.
A primeira viagem para a Ilha dos Lençóis ocorreu ainda no início do mês de março, para fazer um reconhecimento do local e as condições de habitações das famílias da região. O grupo pretende fazer uma nova visita na região, ainda sem data definida. As doações de roupas, brinquedos e materiais de higiene pessoal podem ser entregues no Centro Acadêmico de Enfermagem – Ana Néri, Campus de Imperatriz da UFMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário