domingo, 4 de novembro de 2012

Professor da UFMA de Pinheiro lança livro no I Simpósio de Geomorfologia Ambiental, em São Luís


A obra propõe relatar e rediscutir o conjunto de bacias lacustres da Baixada Maranhense

Segredos do Rio Maracu: A hidrografia dos lagos de reentrâncias da Baixada Maranhense, Sítio Ramsar, Brasilé o título do livro do professor mestre do Campus de Pinheiro, José Raimundo Campelo Franco. A obra será lançada no dia 20 de novembro durante o I Simpósio de Geomorfologia Ambiental, a ser realizado entre os dias 20 e 23, no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH). 

Segundo o autor do livro, a proposta é relatar e rediscutir o conjunto de bacias lacustres da Baixada Maranhense. “A minha proposta é rediscutir o conjunto de Lacustres, que se chama Rosário de Lagos do Maracu e funciona dentro do espaço geoambiental da baixada maranhense”, explicou. Ele disse que a bacia Rosário de Lagos é o foco principal das discussões, já que não possui uma base teórica, uma base discutida. “Essa é uma discussão que existe há mais de 50 anos, portanto, é fundamental a ideia de rever os conceitos desse conjunto, essa é a proposta”, explicou. 

José Raimundo Campelo é professor do Campus de Pinheiro da UFMA há dois anos e trabalha na área de Geografia, ligada às Ciências Humanas. Ele afirma que o livro será lançado durante o I Simpósio por haver uma ligação entre a temática do encontro Aplicação da Geomorfologia em Áreas Costeiras e Urbanas, e o livro Segredos de Maracu. “O simpósio possui uma grande ligação com o livro, uma vez que ambos tratam da geomorfologia dos rios. O principal motivo do lançamento é a oportunidade em participar do evento, que tem uma repercussão muito grande, visto que a geomorfologia é um assunto da época e que leva em conta a questão ambiental”, concluiu destacando que haverá, após a realização do Simpósio em São Luís, uma noite de autógrafos em Pinheiro e, também, em Viana, que é o foco principal das discussões e onde toda ideia começa. 

Saiba + 

Os Segredos do Rio Maracu reflete sobre o funcionamento geossistêmico do conjunto hídrico denominado pela população de Rosário de Lagos. A obra aborda também outras questões ambientais relacionadas com a Baixada Maranhense; com a identidade geográfica dos lagos e com a existência destes recursos hídricos no espaço geográfico maranhense. O livro é recomendado para estudantes e pesquisadores ambientalistas das mais diversas áreas do conhecimento. 

Perfil do Autor 

José Raimundo Campelo Franco é natural de Viana-MA. Desde cedo, dedicou-se ao estudo de sua Região Geográfica, a Baixada Maranhense. Atualmente, é professor assistente I da Universidade Federal do Maranhão do Campus de Pinheiro. Sua formação perpassa pela graduação de Licenciatura em Geografia, com Especialização em Questão Ambiental e Mestrado em Sustentabilidade de Ecossistemas pela UFMA. 

Saiba mais sobre o Rosário de Lagos do Maracu 

Veja também 

Aplicação da Geomorfologia em Áreas Costeiras e Urbanas é tema do I Simpósio Geomorfologia Ambiental 
 
http://www.ufma.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário