quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Selo sobre as Árvores Brasileiras


De forma poética Cecília Meireles demonstra a longevidade e o poder de regeneração das árvores que são os seres mais duradouros da terra. Há registros de algumas espécies que atingiram 5.000 anos de idade e, possivelmente, até cerca de 11.000 para arbustos na Tasmânia e Califórnia. Na madeira das árvores podem ser observadas marcas em forma de anéis, que são registros de seu crescimento e sua idade, bem como usados para recuperar dados sobre o clima da época em que viveram.

Quando isoladas são mais baixas, com copas e troncos mais largos. São, então, apreciadas por sua arquitetura, folhagem, floração e frutos na arborização urbana. Quando em grupos, nas florestas, há as de sombra e as de sol. As de sombra são mais baixas e copadas e vivem nas sombras das de sol, mais altas, que recebem grande quantidade de luz.

Nas florestas as árvores compõem um verdadeiro condomínio, onde uma infinidade de relações biológicas se estabelecem. Abrigo e alimentação estão disponíveis para inúmeros seres vivos. Há os que preferem os andares mais baixos, mais úmidos e frescos, e aqueles que preferem as coberturas onde a insolação e o vento são marcantes.

Entre a grande variedade de espécies arbóreas da flora brasileira temos madeiras com propriedades diversas, de cores brancas, vermelhas, amarelas, marrons, pretas e roxas. Madeiras pesadas, de peso médio e leves, com e sem desenhos em suas superfícies, duras a macias. A grande diversidade de caracteres das nossas madeiras está relacionada à variedade de espécies, gêneros e famílias a que pertencem.

A multiplicidade de espécies de plantas no mundo é grande e, devido a sua magnitude e complexidade, ainda não é totalmente conhecida. As estimativas são variadas. Atualmente, considera-se a existência de cerca de 270.000 espécies de plantas em âmbito mundial, sendo, aproximadamente, 50.000 arbóreas. Em 2010, foi publicado o Catálogo de Plantas e Fungos do Brasil. Nesta obra estão incluídas 37.381 espécies, envolvendo as terrestres e aquáticas, mas este número aumentará à medida que novas informações forem disponibilizadas pela ciência botânica. É provável que cerca de 20% deste total, 7.500, seja composto por espécies arbóreas. A maior diversidade encontra-se na Mata Atlântica, seguido pela Amazônia, Cerrado e Caatinga.

As árvores têm grande importância na história do nosso país, cujo nome se originou da espécie Pau-brasil, árvore com madeira dura, cor de brasa, da qual os índios extraíam um corante vermelho, denominado brasilina, usado, à época, para tingir tecidos e produzir tinta de escrever.

A madeira e outros produtos provenientes de árvores constituíram-se nos primeiros produtos comerciais do Brasil Colônia.

Oxigênio, água e atmosfera limpos, contenção e fertilização dos solos, fixação de carbono, ciclos biogeoquímicos, sombra, madeira, papel, borracha, carvão, lenha, lápis, móveis, medicamentos, tinturas,vernizes, alimentos, bebidas, cosméticos, paisagismo e uma infinidade de outros produtos são fornecidos pelas árvores e se tornaram essenciais para a sociedade. No entanto, o produto mais conhecido das árvores é a madeira, que, dependendo de suas propriedades, pode ser usada para diversas finalidades.

O homem não vive sem fazer uso de algum produto originado das árvores. Por isto devem ser cuidadas para que se possa sempre usufruir a infinidade de bens que elas disponibilizam. Os selos que os Correios estão emitindo ratificam a necessidade de propagar a importância das árvores à vida no planeta e incentivam as ações de conscientização e preservação desse patrimônio ambiental.

Dra. Vera T. Rauber Coradin
Laboratório de Produtos Florestais - LPF
Serviço Florestal Brasileiro – SFB/MMA


Professor Dr. Manoel Claudio da Silva Júnior
Departamento de Engenharia Florestal
Universidade de Brasília


Código de comercialização: 852009070



Sobre a MiniFolha

Composta por quatro selos, dispostos em formato de cruz, que permite efetuar uma dobradura de quatro faces sobrepostas, cuja base apresenta uma lâmina em madeira de Cedro localizada no verso central da cruz. Os selos têm como elemento comum troncos de uma mesma árvore, em diferentes estágios de formação, e a palavra preservação, inscrita várias vezes, formando um solo gramado. O primeiro selo mostra a árvore adulta, cuja copa é composta pelos nomes de espécies de madeiras conhecidas no Brasil – Jacarandá, Cabreúva, Mogno, Peroba, Jatobá, Cedro, Imbuia, Andiroba, Ipê e Pau-brasil. O tronco apresenta a repetição da palavra VIDA, significando sua função de sustentar e desenvolver as espécies vegetais. Os demais selos representam as fases do crescimento da árvore, com os troncos abertos (vazados), de forma a permitir a visualização da lâmina de madeira (hotstamping) aplicada no fundo da dobradura.

Nos selos, exceto no primeiro, encontram-se textos sobre a importância da árvore. Há, ainda, instruções de montagem da peça e textos informativos. Foi utilizada a técnica de computação gráfica na criação dos selos, faca especial no corte dos troncos e aplicação de cor especial verde.

Sobre a Quadra

É a reprodução dos selos em forma de quadra, mantendo os mesmos elementos da minifolha na composição da imagem dos selos, exceto os troncos vazados. Foi utilizada a aplicação de verniz no processo de impressão.

www.correios.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário