domingo, 12 de junho de 2011

MA: quilombolas encerram greve de fome

Foi encerrada na noite desta sexta-feira (10), a greve de fome protagonizada por dois padres e 19 quilombolas que haviam acampado na sede do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) .

Foto: Edmilson Pinheiro


O acampamento já durava dez dias e era formado por mais de 40 comunidades quilombolas. Hoje pela manhã os manifestantes desocuparam o local e voltaram para suas comunidades.

O objetivo dos protestos era chamar atenção para o descaso do governo estadual diante dos freqüentes assassinatos de líderes comunitários e as inúmeras ameaças de morte. Ao todo, segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT), são 59 pessoas vivendo sob ameaças de morte por parte de latifundiários.


Para por fim a greve de fome, os manifestantes exigiam a presença da Ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário juntamente com o Ministério de Desenvolvimento Agrário e a Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, para discutirem uma solução para os problemas fundiários. Por telefone. A Ministra agendou uma reunião em São Luís, para o dia 22 de junho. O acampamento foi suspenso até a visita da Ministra, mas dependendo dos resultados o acampamento e as greves de fome serão retomadas.
 
Por: Vias de Fato
http://www.viasdefato.jor.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário