segunda-feira, 10 de maio de 2010

Carutapera(MA): Recursos pesqueiros ameaçados

Imagem 01: placas indicando a entrada que liga a Carutapera(MA)
Localizada no litoral norte do estado do Maranhão, a cidade de Carutapera  foi visitada pela equipe do Fórum Carajás ( Edmilson, Mayron e Jean Carlos) fomos recebidos pelo vereador José Carlos ( Movimento Nacional de Pescadores - Monape) e pelo presidente da Cooperativa de Pescadores Artesanais o Sr. André Pinheiro, a cooperativa tem 12 anos de criação e  22 cooperados. Nesta postagem  saberemos um pouco mais da situação da pesca e ambiental na região e também algumas imagens da nossa viagem realizada este ano (25/04/2010).

Imagem 02: Localização do município de Carutapera(MA)


Quando a Cooperativa de Pesca do Maranhão- COPAMA desativou suas operações no município de Raposa/MA os barcos de pesca vieram para a região que hoje serve de ponto estratégico  para a  pesca entre os estados do MA, PA e AP. Muitas das embarcações que pescam na região também são originários do Ceará, e estão em busca do camarão.

A Colônia de Pescadores conta com cerca de 1.200 associados no município.




                                                     Imagem 03:Colônia de pescadores do município

A pesca de curral, malhão e zangaria são bastante utilizadas na região e contribuem com a pesca predatória. Outro forma de pesca predatório é a denominada de pesca por “tapagem” nos rios e garapés que tem prejudicado a reprodução dos peixes. Entre os rios de importância que são praticados a pesca predatória encontra-se o rio Guarapiranga.

Imagem 04: Conversa com lideranças de pescadores na região



O pescado que aporta em Carutapera tem vários destinos, entre eles Fortaleza, Recife, Teresina, São Luís e vários municipíos maranhenses.

Imagem 05: Pescado no atracadouro de Carutapera(MA)



Foto 06: Barco de pesca 


Imagem 07: Vista do porto de carutapera(MA)



Imagem 08: movimento no porto de Carutapera(MA)




Imagem 09: Barcos pesqueiros atracados no porto

Imagem 10: caminhões que fazem transporte do pescado


Imagem 11: barcos no porto de Carutapera(MA)


A Reserva Marinha de Carutapera

A discussão em torno da Reserva deu uma "esfriada"  com a mudança da competência do IBAMA para o ICMBIO ( segundo as lideranças locais). Já foi realizado o estudo socioambiental e o levantamento do fundiário da área proposta para a reserva. Mas, segundo informações do ICMBio o processo de criação esta avançado.

Acordo de Pesca

A alguns anos atrás foi discutido e implementado um acordo de pesca (ordenamento pesqueiro) que foi respeitado por cerca de dois anos (Rio Iriri), inclusive com aumento substancial no pescado nesta fase do acordo. Tendo abrangido uma faixa da foz do rio Gurupi a divisa dos municípios de Luis Domingues/Godofredo Viana (MA).


Imagem 12: pescado no porto de Carutapera(MA)


Infraestrura para a pesca

Hoje o movimento de pescadores conseguiu com muita luta uma fabrica de gelo, um frigorifico e esta em via de construção um Centro Integrado da Pesca Artesanal- CIPA,  através do Ministério da Pesca e do Território da Cidadania(MDA).


Agricultura Familiar


Em conversa com o presidente do STTR de Carutapera ( Sr. Lidor Nunes )  este relatou sobre a perda e consecutivamente na queda da produção da agricultura familiar local devido a estiagem e a demora nas chuvas.

Imagem 13: Fachada do STTR que encontra-se em reconstrução


Segundo o STTR a produção do açaí através do manejo de algumas áreas tem dado uma importância para o produto que é vendido no mercado local e para o estado do Pará. Esta em fase de criação uma associação de produtores de açaí com objetivo de organizar a produção e a comercialização e incentivar o manejo nas áreas de extrativismo do açaí.


                     
                             Imagem 14: Estação ambiental no muncípio de Carutapera(MA)


                       
                                  Imagem 15: Igreja central em Carutapera (MA)

* Nossa viagem continua em Godofredo Viana (MA) na próxima postagem.

Por: Edmilson Pinheiro (Fórum Carajás)
Fotos: Fórum Carajás
http://reentrancias-ma.blogspot.com/

2 comentários:

  1. gostei da reportagem Edmílson assim agente conhece os póblemas dos outros municipios e vamos aprendendo para tentar resolver os nossos.

    ResponderExcluir
  2. Alguém pode me informar o valor do kilo da pescada amarela aí em Carutapera por favor é o FRANCISCO de São luis

    ResponderExcluir