terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Estiagem registrada em todo Maranhão trouxe prejuízos a produção local em Bequimão


No Maranhão, as chuvas de dezembro contribuíram para redução da gravidade da seca,
apenas, no noroeste do estado de seca Extrema (S3) para seca Grave (S2).


No Maranhão, as poucas chuvas registradas no mês de dezembro amenizaram,o agravamento da seca, principalmente, na faixa noroeste. Quanto aos impactos, estes foram classificados como sendo de curto e longo prazo (CL). Segundo informou o Monitor de Secas do Nordeste Brasileiroda Agência Nacional de Águas (ANA, 2016).
  
                      



Com o maior índice de estiagem registrado nos últimos anos, o Maranhão obteve percentual de quase 60% de seca extrema. Constatou o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos(IMESC, 2016), através do monitoramento da incidência do fenômeno.


 


Em Bequimão, localizado no Litoral Norte Ocidental do Maranhão, a estiagem das chuvas trouxe graves consequências às populações e ao meio ambiente. Seca nos campos, rios secos, queimadas da vegetação e até de moradias, comprometimento do abastecimento de água em algumas regiões, perdas na pecuária. A estiagem também atingiu as lavouras por conta da seca, os produtores colheram menos do que o esperado, e o aumento da temperatura que traz também, consequências para a saúde humana.


                      



O prefeito de Bequimão, Zé Martins através do núcleo de Defesa Civil do Município, informou e solicitou junto a Defesa Civil do Estado, a necessidade de ações e programas para lidar com as consequências da estiagem que assola o município a fim de minimizar os impactos negativos. Várias intervenções foram realizadas durante estes quatro anos, como a implantação de sistemas de abastecimento de água, construção de canais, açudes, barragens, desobstrução de canais e diques, incentivo a produção familiar com a doação de kits de irrigação por gotejamento, etc.  O prefeito enfatizou que nesta sua segunda gestão o abastecimento de água também será prioritário “Beneficiamos milhares de moradores com abastecimento residencial de água potável. Continuaremos nossas ações para levar água aos povoados ainda não contemplados”Afirmou o Zé Martins.








Outra iniciativa do município, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Bequimão foram as adesões de 18 povoados do município ao Programa Diques da Produção do Governo do Estado. O Programa têm o objetivo de garantir a contenção de água doce e o combate da salinização dos campos naturais inundáveis e implantar grandes canais que permitirão armazenar água para desenvolver projetos nas áreas da piscicultura, agricultura, pecuária, e, ainda, fazer recargas de água subterrâneas e melhorias do clima.

A Secretaria de Meio Ambiente e Turismo também tem trabalhando com o programa de educação ambiental e as campanhas de combate a degradação dos recursos hídricos (rios, brejos, nascentes, olhos d`água, áreas de recarga), a queimadas e ao desmatamento em áreas de conservação e de preservação permanente (APP). Entre outras ações executadas em parceria com a sociedade civil do município de Bequimão. 


As primeiras chuvas que caíram este início de ano (2017) em Bequimão deram um fôlego e o verde começa a ressurgir. Mas, longe ainda de reverter ou amenizar a situação das consequências da estiagem que se acumularam ao longo das últimas décadas.

Outras informações sobre mudanças climáticas e estiagem no Maranhão:






Fotos: José Manuel (Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura) e arquivo 


Por: SEMATUR/Bequimão 
http://sematurbeq.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário