domingo, 20 de setembro de 2015

Carta Denúncia: Indígenas da etnia Gamela, em Taquaritiua – Viana – MA


Nós Indígenas da etnia Gamela, em Taquaritiua – Viana – MA, queremos através desta, denunciar e chamar a atenção aos acontecimentos recentes ocorridos dentro do nosso território. Há alguns meses passamos 10 dias em greve de fome juntamente com os nossos companheiros quilombolas na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA-MA, localizado na cidade de São Luís capital do estado, tivemos colocando em pauta as nossas reivindicações que foram: a inserção da etnia Gamela no cadastro nacional de Indígenas da Fundação Nacional do Índio - FUNAI, bem como o reconhecimento e demarcação do território que tradicionalmente ocupamos, em audiência realizada no auditório do órgão que também foi mediada por representantes do ministério público federal durante a ocupação; Porém a morosidade e lentidão no processo que se encontra em andamento na FUNAI, estão ocasionando danos e prejuízos irreparáveis a nós indígenas que ocupamos este território por várias gerações.
O nosso território já é cortado por duas linhas de transmissão de energia de alta tensão (linhão), para a instalação dessas linhas muitas áreas foram devastadas (lagos,babaçuais,juçarais,guarimanzal,roças,etc). Recentemente iniciaram a implantação de uma terceira linha de alta tensão por dentro do nosso território, porém a comunidade não foi consultada e nem foram apresentados os documentos de licenciamento ambiental e relatórios sobre os impactos que podem ser ocasionados por essa nova rede de transmissão. Nós indígenas não aceitaremos mais uma linha de transmissão passando por nosso território sem que sejam apresentados tais relatórios e discutidos com a comunidade.
Depois que iniciamos o processo de reconhecimento do nosso território temos sofrido vários ataques por parte dos latifundiários e políticos, somente no dia 17 de Setembro de 2015, identificamos três máquinas (tratores) trabalhando dentro do nosso território destruindo o nosso meio de vida. Nossos babaçuais, juçarais, Igarapés e lagos estão sendo destruídos, pelos grandes fazendeiros da baixada.
Em nosso território o poder público municipal instalou um lixão e todo o lixo produzido na cidade de Viana é direcionado para esse local. E logo atrás está localizado o lago Prequeú, que é usado por várias famílias dentro e fora do território indígena para pesca e sua subsistência. Portanto nós indígenas Gamelas, estamos denunciando o descaso e a forma na qual está sendo conduzida essa situação, queremos que a FUNAI, agilize o nosso processo e que o nosso território seja reconhecido e nossos direitos garantidos.
Pedimos o apoio dos demais companheiros indígenas, quilombolas e camponeses para divulgar esta carta denúncia, pois precisamos da mãe natureza para sobreviver.
Taquaritiua - Viana – MA, 18 de Setembro de 2015.

Foto de Nera Ufma.
Foto de Nera Ufma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário